Araújo, Sara de BarrosRamos, Ana Rita Moreira2018-07-302018-07-3020182018http://hdl.handle.net/10400.22/11796O presente relatório de estágio descreve e analisa o processo de formação profissional da mestranda, evidenciando o desenvolvimento de um plano de ação nos contextos de creche e educação pré-escolar, com crianças de um e três anos, respetivamente. Ao longo de todo o trabalho, é evidenciada a aproximação à metodologia de investigação-ação, que integra os processos educativos de observação, planificação, avaliação e reflexão, articulados com referentes teóricos e legais, assim como, com a ação pedagógica da mestranda em ambos os contextos. Salientando a importância da reflexão constante sobre a prática educativa, a mestranda evidencia, ao longo de todo o trabalho, a procura de uma postura crítica e indagadora que potencie não só o seu contínuo crescimento profissional, como também a construção de aprendizagens significativas pelas crianças. Neste sentido, é destacada ao longo de todo o relatório, a abordagem a metodologias participativas e construtivistas, que perspetivam a criança como um ser competente, criativo e autónomo, e que evidenciaram soluções às exigências e singularidades de cada contexto. Considerando estes propostos, é realçado o papel do/a educador/a e a importância de uma abordagem pedagógica construtivista, salientando também todo o percurso da mestranda e o seu desenvolvimento de competências profissionais. A ação e intervenção pedagógica constituiu-se, portanto, como fulcral no processo formativo e pessoal da mestranda, como principal motivador na construção de competências e saberes profissionais.The present internship report, describes and studies the work journey and professional practices followed by the Master degree student. This report highlights the development of an action plan that will focus on Nurseries and Pre-primary Education contexts, with one year and three years old children. Throughout this thesis the approximation to research-action methodologies is emphasized, integrating educational processes like observation, preparation, evaluation and reflection articulated with theoretical and legal knowledge, as well as pedagogical action introduced by the student in both contexts. Throughout this report, the student emphasizes the importance of reflecting upon educational practices and that can be seen on the affirmation of a critical perspective that enhances not only the continuous professional growth, but also the development of significant learning experiences by children. For the reasons previously stated, this report will approach participative and constructive methodologies, that see the child as a competent, creative and autonomous human being, and that displayed solutions for the demands and singularities faced in every context. On the same subject, the role of the educator and the importance of a pedagogical constructive approach is accentuated, as well as the development of these skills along the student’s journey. In conclusion, the educative intervention and involvement was crucial to the formative process and personal growth of the student, since it was perceived as the main driving force for the development of professional competence and knowledge.porEducaçãoCrechePré-escolarInvestigação-açãoCompetências profissionaisEducationNurseryPre-primary SchoolResearch actionProfessional competenciesRelatório de Estágiomaster thesis201976803