Ramos, Fernando Manuel PereiraFonseca, FilipeAlves, Daniela Castro Alves2025-01-162025-01-162024-11-21http://hdl.handle.net/10400.22/27109Esta dissertação de mestrado foi elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino da Música e está dividida em duas partes principais. A primeira parte apresenta um relatório de estágio, que inclui a caracterização da escola de acolhimento onde foi realizado o estágio académico, assim como uma descrição detalhada do trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte destina-se a um projeto de investigação que visa analisar os métodos de ensino utilizados para alunos de diferentes faixas etárias e a sua adaptação às respetivas necessidades de cada grupo. O objetivo é compreender como as estratégicas pedagógicas podem ser adaptadas para melhor atender às especificidades de cada faixa etária, promovendo um ensino mais eficaz e inclusivo. Conclui-se que não existe um método único e universal eficaz, considerando a adaptação do método ao aluno a prática pedagógica mais apropriada.This master's dissertation was completed within the framework of the Master’s in Music Education and is structured in two main sections. The first part presents an internship report, which includes a detailed description of the host school where the academic internship took place, as well as the work conducted during the Supervised Teaching Practice. The second part is dedicated to a research project focused on analyzing teaching methods for students across different age groups, and how these methods can be adapted to meet the specific needs of each group. The aim of this research is to understand how pedagogical strategies can be tailored to address the unique characteristics of each age group, thereby promoting more effective and inclusive teaching practices. The study concludes that there is no single universally effective method, and that adapting teaching approaches to individual students represents the most effective pedagogical practice.porEnsino da músicaEnsino do saxofoneIniciação musicalPrática pedagógicaMétodos de ensinoMusic educationSaxophone teachingMusical initiationPedagogical practiceTeaching methods“Dos 8 aos 80”: prática pedagógica adaptada a diferentes faixas etáriasmaster thesis203803981