Martins, Ramiro CarneiroCoelho, Nuno André Pires2024-12-102024-10-03http://hdl.handle.net/10400.22/26727As preocupações ambientas e limitações dos combustíveis fósseis das últimas décadas têm impulsionado as entidades reguladoras a promover a eletrificação dos veículos. Embora o veículo de combustão interna continue a ser a escolha predominante dos consumidores, a evidência dos veículos elétricos é crescente ao longo dos anos. Lacunas face ao seu desenvolvimento tecnológico ainda representam um desafio para o desempenho do veículo elétrico comparativamente às expectativas atuais. Uma transmissão com caixa de velocidades ainda é um tópico pouco explorado por parte dos fabricantes de motociclos elétricos, apesar da sua popularidade em veículos de combustão interna. De diversas formas, o perfil de potência de um motor elétrico assemelha-se à sua contraparte de combustão interna equipado com uma transmissão; no entanto, tal caraterística não implica que este não possa beneficiar com o uso de uma caixa de velocidades. Nesse sentido, a presente dissertação faz o estudo do desenvolvimento de uma transmissão de duas velocidades para um motociclo elétrico. Recorreu-se à literatura dedicada ao tema e análise computacional segundo as normas de dimensionamento em vigor para o efeito. A solução obtida verificou uma melhoria em todos os atributos para a qual foi otimizada, neste caso redução de custos, melhoria de fiabilidade e resistência ao desgaste dos componentes, e aumento de autonomia e velocidade de topo do veículo.Environmental concerns and the limitations of fossil fuels over the past decades have driven regulatory bodies to promote vehicle electrification. Although internal combustion engine vehicles continue to be the consumers' predominant choice, the presence of electric vehicles has been growing over the years. Gaps in their technological development still pose a challenge for the performance of electric vehicles compared to current expectations. A transmission with a gearbox remains a relatively unexplored topic by electric motorcycle manufacturers, despite its popularity in internal combustion vehicles. In many ways, the power profile of an electric motor resembles that of its internal combustion counterpart equipped with a transmission; however, this characteristic doesn’t imply that it can’t benefit from the use of a gearbox. In this regard, this dissertation studies the development of a two-speed transmission for an electric motorcycle. It draws on literature dedicated to the subject and computational analysis according to the current standards. The obtained solution showed improvements in all attributes for which it was optimized, including cost reduction, enhanced reliability and resistance to component wear, and increased vehicle range and top speed.porElectric vehicleTransmissionGearsShaftsBearingsLubricationMotociclo elétricoRolamentosTransmissão mecânicaCaixa de velocidadesEngrenagensVeiosDimensionamento de uma transmissão de duas velocidades para um motociclo elétricoDimensioning of a two speed transmission for an electric motorcyclemaster thesis203733746