Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deAraújo, Eduardo de Oliveira2019-03-212019-03-212018-12-04http://hdl.handle.net/10400.22/13080Este trabalho visa buscar soluções para a tomada de decisão a respeito da problemática da evasão escolar no âmbito dos cursos de graduação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) no período de 2012 a 2016. O objetivo principal deste estudo teve como foco analisar se é possível descobrir a causa da evasão escolar através da mineração de dados na base de dados do Sistema de Controle Acadêmico do IFTM. Para isso, utilizamos a metodologia CRISP-DM, que permite implementar o processo Knowledge Discovery in Databases (KDD) para descoberta de conhecimento em base de dados e o programa WEKA (Waikato Environment for Knowledge Analysis) para fazer a mineração de dados e encontrar tendências e padrões. Os resultados deste trabalho foram adquiridos através da metodologia investigação-ação, que serviu de suporte à investigação. Conforme identificado durante a etapa de avaliação dos modelos, a maioria dos casos de evasão ocorre quando a frequência das aulas é baixa e a quantidade de disciplinas reprovadas por infrequência é alta, ou seja, a variável que totaliza a frequência está plenamente correlacionada com o sucesso do aluno em ser aprovado nas disciplinas. Dessa forma, o perfil do aluno com maiores e prováveis chances de abandono do curso é o aluno faltoso com alta reprovação por infrequência. De acordo com os resultados obtidos, comprova-se que o investigador promoveu alterações no ambiente organizacional ao introduzir, pela primeira vez, a participação direta das TICs nesta problemática e ao contribuir com um conjunto de ações contendo propostas de melhorias para a gestão administrativa reduzir a evasão escolar.This work aims to seek solutions for decision-making regarding the problem of school evasion under the graduation courses of the Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) in the period from 2012 to 2016. The main objective of this study was to analyze whether it is possible to discover the cause of school evasion through data mining in the database of the IFTM academic control system. For this, we use the CRISP-DM methodology, which enables the Knowledge Discovery in Databases (KDD) process to discover the knowledge base and the WEKA program (Waikato Environment for Knowledge Analysis) to do the data mining and find trends and patterns. The results of this work were acquired through the action-research methodology, which served as support for research. The evidence during the assessment phase of the models, most of the cases of evasion occur when the frequency is low and the number of disciplines reproved by infrequency is high, that is, a variable that totals the frequency is fully correlated with the success of the student to be approved in the disciplines. Thus, the profile of the student with the highest and most probable chances of taking the course is the missing student with high reproach for infrequency. According to the results obtained, it is verified that the researcher promoted changes in the organizational environment by introducing, for the first time, the direct participation of ICTs in this problem and by contributing with a set of actions containing proposals for improvements to the administrative management to reduce school dropout.porTecnologia da informaçãoMineração de dadosEvasão escolarProcesso decisórioInformation technologyDecision-making processAdministrationData miningSchool dropoutAdministraçãoSistema de mineração de dados para apoiar a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior: o problema da evasão escolar no IFTMmaster thesis202193047