Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deTeixeira, Maria Cândida da MotaSilva, Helena Margarida Ferreira daGonçalves, Maria Inês Bernardes2023-11-152023-11-1520232323http://hdl.handle.net/10400.22/23917O presente relatório de estágio resulta do processo formativo realizado pela mestranda, no âmbito da Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada contemplada no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, necessário à obtenção do grau de Mestre. Assim, visa uma descrição e análise crítica e reflexiva do percurso desenvolvido, mobilizando referentes teóricos e legais, bem como conhecimentos científicos, didáticos e pedagógicos que sustentaram a prática educativa e contribuíram para a adoção de metodologias ativas e de uma postura crítica e reflexiva na procura de uma ação contextualizada, inovadora e aberta à mudança. Destaca-se o processo cíclico e dinâmico de observação, planificação, ação e reflexão que constituem a Metodologia de Investigação-Ação, privilegiando práticas reflexivas, transformadoras e significativas, que atendessem às características, necessidades e interesses das crianças, com vista à promoção de uma escola inclusiva. Neste processo destaca-se a importância do trabalho colaborativo entre a díade, com as crianças, as docentes cooperantes, as supervisoras institucionais, a família e comunidade escolar, no desenvolvimento de práticas significativas e inclusivas, enriquecidas pela criatividade e cultura e uma relação afetiva que aproximou e humanizou a aprendizagem. Releva-se, ainda, a atitude ética profissional pautada por uma exigência crítica e responsável. A formação em perfil duplo em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico potencia um profissional integrado cujo olhar para as duas valências beneficia o processo de aprendizagem das crianças e a transição entre níveis educativos.This internship report results from the formative process carried out by the master student, within the framework of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, included in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the1st Cycle of Basic Education, necessary to obtain the Master's Degree. Therefore, it aims to describe and critically and reflectively analyze the course developed, mobilizing theoretical, legal and scientific references, didactic and pedagogical knowledge that supported the educational practice and contributed to the adoption of active methodologies and a critical and reflective attitude in the search for a contextualized action, innovative and open to change. We highlight the cyclical and dynamic process of observation, planning, action and reflection that constitute the Action-Research Methodology, prioritizing reflective, transformative and meaningful practices that meet the characteristics, needs and interests of children, in order to promote an inclusive school. In this process, it’s emphasized the importance of the collaborative work between the dyad, the children, the cooperating teachers, the institutional supervisors, the family and school community, in the development of significant and inclusive practices, enriched by creativity, culture and an affective relationship that brought learning closer and humanized it. It’s also worth mentioning the professional ethical attitude guided by a critical and responsible demand. The double profile training in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education enables an integrated professional whose look at the two aspects benefits the learning process of children and the transition between educational levels.porPrática educativa supervisionadaMetodologias ativasInvestigação-açãoCriançasDocente de perfil duploSupervised educational practiceActive methodologiesAction-researchChildrenDual profile teacherRelatório de estágio de Maria Inês Bernardes Gonçalvesmaster thesis203394488