Carvalho, António João Vidal deGuedes, Hugo Filipe Antunes2022-10-242022-10-242022-07-06http://hdl.handle.net/10400.22/20951O ativismo por parte dos(as) atletas profissionais tem ganho uma popularidade tremenda a vários níveis ao longo dos anos, e especialmente com a chegada da pandemia da Covid 19, onde começámos a assistir a numerosos atos de ativismo, tais como protestos e comícios que contaram com a presença e apoio de alguns dos maiores nomes do desporto. Podemos dizer que este tópico, em particular a reação dos fãs de desporto a este mesmo ativismo, continua a ser uma temática muito pouco estudada. Para melhor compreender as formas como os fãs portugueses de desporto reagem ao ativismo dos atletas profissionais nas redes sociais, é necessário aprofundar a nossa compreensão sobre este tema junto destes adeptos. Muitas das pesquisas e estudos académicos realizados na área do ativismo desportivo e da reação dos adeptos ao referido ativismo têm sido realizados nos EUA, sendo que a maioria dos mesmos emprega ainda uma metodologia qualitativa. De forma a progredir a investigação desenvolvida sobre este tema, foi criado um questionário como instrumento de investigação para medir a reação dos adeptos de desporto em Portugal, ao ativismo desportivo, nas redes sociais, de uma forma quantitativa. Este questionário foi respondido por uma amostra total de 189 participantes, recrutados através das redes socias e e-mail. O mesmo visava adquirir informação sobre fatores tais como a utilização das redes sociais pelos participantes, quão adequadas consideram estas plataformas para os atletas profissionais publicarem conteúdos relacionados com o ativismo e como ou se as relações ou ligações que têm com um determinado atleta têm influência na forma como irão reagir ao conteúdo relacionado com o ativismo, colocado por um atleta profissional, nas redes sociais.Activism by professional athletes has gained tremendous popularity on many levels over the years, and especially with the arrival of the Covid 19 pandemic, where we began to see numerous acts of activism, such as protests and rallies attended and supported by some of the biggest names in sports. We can say that this topic, in particular the reaction of sports fans to this same activism is still a very understudied theme. To better understand the ways in which Portuguese sports fans react to the activism of professional athletes on social media, it is necessary to deepen our understanding of this topic among these fans. Much of the academic research and studies conducted around sports activism and fan reaction to such activism have been conducted in the US, and most of it still employs a qualitative methodology. To advance the research developed on this theme, a questionnaire was created as a research tool to measure the reaction of sports fans in Portugal to sports activism on social media in a quantitative approach. This questionnaire was answered by a total sample of 189 participants, recruited through social media and e-mail. It aimed to acquire information about factors such as how participants use social media, how appropriate they consider these platforms for professional athletes to post activism-related content, and how or if the relationships or connections they have with a particular athlete have an influence on how they will react to activism-related content posted by a professional athlete on social media.porRedes sociaisAtivismo desportivoReação dos fãsRelações parassociaisSocial mediaAthlete activismFan reactionParasocial relationshipsA reação dos fãs de desporto em Portugal ao ativismo por parte dos atletas profissionais nas redes sociaismaster thesis203082036