Pinto, Nuno FernandesRamos, AvelinoFernandes, João PedroAlves, RicardoSoares, Rui Filipe Gonçalves Correia2024-09-042024-09-042024-07-16http://hdl.handle.net/10400.22/25903O principal objetivo desta dissertação de Mestrado em Ensino da Música, foi o de desenvolver e sustentar uma ferramenta de trabalho inovadora para o contexto de ensino e aprendizagem do clarinete, associada à utilização de técnicas contemporâneas/expandidas como forma de resolução e/ou trabalho de problemas relacionados com a base da execução do clarinete. Outro dos objetivos deste trabalho, foi o de expor e evidenciar toda a prática pedagógica estabelecida a partir da realização do Estágio Curricular, assim como as experiências e competências adquiridas a partir do mesmo. Assim, numa primeira fase foi apresentado o Relatório de Estágio, com evidência sobre as componentes de observação e lecionação de aulas. Na segunda fase, procedeu-se a uma revisão bibliográfica e contextualização dos princípios mecânicos da execução do clarinete, do surgimento e evolução das técnicas expandidas, assim como das diversas técnicas expandidas utilizadas no reportório escrito para clarinete. Por último, na terceira fase, foi evidenciada a concretização do Projeto de Intervenção, através da apresentação das diversas fases do projeto e dos respetivos resultados obtidos. Desta forma, espera-se ter contribuído positivamente para o desenvolvimento do Ensino do Clarinete, através da potencialização de uma nova ferramenta de trabalho que os professores poderão utilizar diariamente junto dos seus alunos de uma forma dinâmica e motivadora.The aim of this Master's dissertation in Music Education was to develop and sustain an innovative working tool for the context of clarinet teaching and learning, associated with the use of contemporary/extended techniques as a way to solve and/or address problems related to the basics of clarinet performance. Another objective of this work was to expose and highlight the entire pedagogical practice established from the completion of the Internship, as well as the experiences and skills acquired from it. Thus, in the first phase, the Internship Report was presented, with evidence on the components of observation and teaching of classes. In the second phase, a literature review and contextualization of the mechanical principles of clarinet performance, the emergence and evolution of extended techniques, as well as the various extended techniques used in the repertoire written for clarinet, were carried out. Finally, in the third phase, the implementation of the Intervention Project was highlighted through the presentation of the various phases of the project and the respective results obtained. In this way, it is hoped to have contributed positively to the development of Clarinet Teaching by enhancing a new working tool that teachers can use daily with their students in a dynamic and motivating way.porEnsino da músicaEnsino do clarineteTécnicas expandidasPrincípios-mecânicos do clarineteFerramenta de trabalhoMusic educationClarinet teachingExtended techniquesMechanical principles of the clarinetWorking toolAs técnicas expandidas como ferramenta de trabalho no ensino do clarinetemaster thesis203682670