Pereira, Rui Humberto RibeiroPivetta, Letícia CarvalhoCardoso, Adriana Aparecida Correia2019-10-022019-10-022019-09-10http://hdl.handle.net/10400.22/14664Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júriAtualmente, os sistemas de informação estão cada vez mais presentes na sociedade e dentro das organizações, devido à quantidade de dados armazenados e disponibilizados por intermédio da tecnologia da informação. Desta forma, para o uso apropriado desses dados, é necessário sistemas que permitam a gestão da informação e atendam às expectativas dos usuários. O estudo realizado teve como objetivo geral averiguar as necessidades e possíveis consequências da implantação de uma plataforma on-line para atender os alunos, a qual se designou como “secretaria on-line”, para agilizar o processo de matrícula, rematrícula, emissões de documentos, aproveitamento de estudo e trancamento de matrícula na instituição. Desta forma, realizou-se um estudo de caso, por meio de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, na qual a coleta de dados deu-se por meio de questionário aplicado aos alunos e entrevista para os funcionários do setor envolvido. Os resultados alcançados comprovam a necessidade da implantação de uma secretaria on-line com os serviços supracitados e confirmam a possibilidade de impacto positivo dos serviços, além de ser uma ferramenta fundamental na gestão acadêmica.Nowadays, information systems are increasingly present in society and within organizations due to the amount of stored and available data through information technology. Thus, systems to enable information management and meet users' expectations are necessary for the proper use of these data. The aim of the study was to investigate the needs and possible consequences of implementing an online platform to fulfill the students, designated as an “online school office” to streamline enrollment process, re-enrollment, document issuance, study validation and enrollment withdrawing in the institution. Therefore, a case study was conducted through a research with the qualitative and quantitative approach, in which data collection was done through a questionnaire applied to students and an interview with the employees of the sector involved. The results prove the need to implement an online school office with the aforementioned services and attest the chance of positive impact of the services, as well as being a fundamental tool in academic management.porTecnologias da informaçãoStudent relationship managementSecretaria on-lineMatrículaRematrículaEmissão de documentosInformation technologiesRe-enrollmentStudent relationship managementOnline school officeEnrollmentDocuments issuanceImportância e a viabilidade da Implantação de uma secretaria on-line para os alunos do ensino superior do Instituto Federal de Rondônia Campus Ji-Paranámaster thesis202286452