Rodrigues, Pedro CorreiaTeixeira, Filipa Vanessa de Sousa2024-09-252024-09-2520242024http://hdl.handle.net/10400.22/26114O relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada que se encontra no plano de estudos do Mestrado em Educação de 1º Ciclo de Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo de Ensino Básico. A investigação refletida neste documento, para além de permitir a habilitação para a docência, procura espelhar a prática e a reflexão crítica, bem como um punho pessoal, pela mestranda ao longo do ano letivo 2023/2024. Assim, o documento inicia-se com uma componente teórica, que contextualiza o leitor acerca da fundamentação e legislação que orientam todo o trabalho. A componente prática, introduzida no ponto Caracterização dos Contextos Educativos, refere teóricos que sustentam e justificam as suas escolhas e reflete acerca do percurso realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Por fim, apresenta-se a componente investigativa, iniciada no ponto Dimensão investigativa, desenvolvida no Clube da Ciência, criado pela mestranda, na qual foi composta por nove alunos do 5º ano do 2º Ciclo de Ensino Básico. O Clube da Ciência objetiva a potencialidade da abordagem STEAM e a robótica educativa.The internship report appears within the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice which is included in the study plan of the Masters in Education of the 1st Cycle of Basic VI Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. The research reflected in this document, in addition to allowing qualification for teaching, seeks to mirror practice and critical reflection, as well as a personal hand, by the master's student throughout the 2023/2024 academic year. Thus, the document begins with a theoretical component, which contextualizes the reader about the rationale and legislation that guide the entire work. The practical component, introduced in the Characterization of Educational Contexts section, refers to theorists who support and justify their choices and reflect on the path taken throughout the Supervised Educational Practice.porPrática de ensino supervisionadaInvestigação-educativaAbordagem STEAMRobótica EducativaSupervised teaching practiceEducational researchSTEAM approachEducational RoboticsAbraçar uma segunda oportunidademaster thesis203701739