Oliveira, Maria do RosárioRibeiro, Diogo RodrigoPortela, Maria da FátimaSantos, RicardoNeto, Teresa Carvalho2023-04-052023-04-052022Oliveira, M.R., Ribeiro, D.R., Portela, M.F., Santos, R.P., & Neto, T.C. (Eds.). (2022). Mestrado em Engenharia Civil: 2023: Dissertação. Projeto. Estágio. ISEP978-989-35087-1-8http://hdl.handle.net/10400.22/22675Passado o ano letivo 2021/2022 aqui estamos de novo a compilar os trabalhos de final de curso realizados pelos estudantes, no âmbito da unidade curricular de Dissertação, Projeto ou Estágio (DIPRE), do Mestrado de Engenharia Civil do ISEP. A partir da estrutura curricular do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, e no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Engenharia Civil do ISEP (MEC), o processo de formação dos estudantes integra uma unidade curricular de Dissertação ou Projeto ou Estágio (DIPRE) que decorre no 4º semestre letivo. Na unidade curricular de DIPRE, os estudantes desenvolvem uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projeto, que deve ser original e especialmente realizado para este fim, ou um relatório de estágio de natureza curricular que decorre em ambiente empresarial. Neste contexto, os temas propostos compreendem as seguintes áreas de especialização da Engenharia Civil: construções, estruturas, infraestruturas e gestão da construção, e têm por desiderato permitir aos estudantes a demonstração dos conhecimentos e da capacidade de compreensão aprendidos ao longo do ciclo de estudos em apreço. Os temas objeto das dissertações, dos projetos e dos relatórios de estágios mostram o desenvolvimento de aplicações originais, em contexto de investigação experimental. Promovem, assim, a pesquisa de informação, a análise de situações novas, o desenvolvimento de metodologias e técnicas de abordagem de problemas, a recolha de dados e o cruzamento e interpretação dos mesmos, a sistematização das conclusões e o estabelecimento de perspetivas futuras. Com os trabalhos desenvolvidos em DIPRE, os estudantes evidenciam as suas capacidades de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com as suas áreas de estudo. Demostram ainda capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos. Tudo isto se traduz em competências que permitem uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo. O presente documento resume os trabalhos realizados no âmbito da unidade curricular de DIPRE do MEC, referentes a dissertações, projetos e relatórios de estágios desenvolvidos no ano letivo 2021-2022, nas áreas de especialização de construções, estruturas e gestão da construção. No total foram realizados 25 trabalhos, envolvendo 25 estudantes, 24 docentes orientadores/coorientadores e 18 supervisores das empresas. Os trabalhos em ambiente empresarial contaram com a colaboração das empresas/instituições: CCAD-Serviços de Engenharia, Camara Municipal de Valongo, Camara Municipal Vila Nova de Gaia, DST Group, Eleven Steps Consultores de Engenharia, Ferrovial Construction, Ferrumplus, Garcia Garcia, Kinetika, Tepmec Construções, Telhabel Construções, TFP-The Fladgate Partnership, às quais a direção do MEC agradece toda a colaboração e disponibilidade demonstradas no acolhimento dos seus estudantes do MEC.After the academic year 2021/2022 we are sum up the end-of-course work carried out by students of the Master's in Civil Engineering at ISEP, within the scope curricular unit of the Dissertation or Project or Internship (DIPRE). From the curricular plan of the master’s course in Civil Engineering of ISEP (MEC), the formation process of the students includes the curricular unit of Dissertation or Project or Internship (DIPRE) that takes place in the 4th semester of the course. In the curricular unit DIPRE the students develop an original scientific dissertation or an design work, especially conceived for this purpose, or an academic internship report taking place in the business environment. In this context the proposed themes include the following expertise areas of Civil Engineering: construction works, structures, and infrastructure and construction management, and have as desideratum to enable the students demonstrating the knowledge and understanding skills learned over the course. The subjects of dissertations, or projects or internship reports, enable and provide the basis for the development of original applications in the context of experimental research, thus promoting the information search, the analysis of new situations, the development of methodologies and techniques for adequately address the problems, the data collection and analysis, the systematization of the findings and the establishment of future perspectives. Based on the works developed in DIPRE, the students should upgrade their understanding skills and problem solving of new situations in wide and multidisciplinary contexts, although related to their fields of study. They also demonstrate the ability to integrate knowledge, deal with complex issues, develop solutions or make judgments in situations where limited or incomplete information is available, including reflections on the ethical and social implications and responsibilities that result from these solutions and judgments. All this has impact into skills that enable lifelong learning in a self-directed or autonomous way. This document sums up the works carried out within the scope of DIPRE curricular unit of the ISEP Master Course in Civil Engineering, related to dissertations, projects and internship reports, developed in the academic year 2021/2022 and in the areas of specialization of construction works, structures and construction management. In total were conducted 25 studies involving 25 students, 24 ISEP advisors and 18 company’s supervisors. The works developed in business environment took place in the following companies/ institutions: CCAD-Serviços de Engenharia, Camara Municipal de Valongo, Camara Municipal Vila Nova de Gaia, DST Group, Eleven Steps Consultores de Engenharia, Ferrovial Construction, Ferrumplus, Garcia Garcia, Kinetika, Tepmec Construções, Telhabel Construções, TFP-The Fladgate Partnership, to whom MEC`s management team would like to express their appreciation for all the collaboration and availability in integrating MEC students.porMestradoEngenharia CivilISEPDECMestrado em Engenharia Civil: 2022: Dissertação, Projeto, EstágioMaster Course in Civil Engineering: 2022: Dissertation, Project, Internshipbook part