Fonseca, Ana Maria Liberal daQuaresma, Filipe Alexandre Abrantes PrataAlves, RaquelMatos, PauloCosta, Carolina Mota da2025-09-022025-09-022025-07-23http://hdl.handle.net/10400.22/30339Este relatório de estágio reflete o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2024/2025. Reflete, também, o projeto de investigação desenvolvido nesta mesma escola com o objetivo de estudar o desenvolvimento de práticas de trabalho autónomo no âmbito da área de música de câmara no ensino secundário, analisando o papel do professor como principal influência no desenvolvimento dessas práticas. O estudo foi efetuado recorrendo à observação de 11 aulas de música de câmara de um quarteto de cordas do 12º ano de escolaridade e entrevistando o grupo e o respetivo professor. Os resultados indicam que o docente tende a adotar uma abordagem pedagógica mais diretiva do que aquela que afirma valorizar na entrevista. Esta abordagem é corroborada pelos membros do quarteto de cordas que, tanto nas aulas como na conversa com a investigadora, manifestaram o desejo de assumir um papel ativo nas decisões interpretativas.This report reflects the work developed during the Supervised Teaching Practice carried out at Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga during the 2024/2025 school year. It also presents the research project developed at the same school with the aim of studying the development of autonomous work practices within the field of chamber music in secondary school level, with a particular focus on the teacher’s role as the main influence on the development of these practices. The study was carried out by observing 11 chamber music lessons involving a 12th-grade string quartet, along with interviews with both the group and their teacher. The results suggest that the teacher tends to adopt a more directive pedagogical approach than the one he claims to value in the interview. This tendency is supported by the members of the string quartet, who, both during the lessons and in their conversation with the researcher, expressed a desire to play a more active role in interpretative decision-making.porMúsica de câmaraDidáticaAutonomiaEnsino secundárioChamber musicDidaticsAutonomyHigh schoolO papel do professor no desenvolvimento da capacidade de trabalho autónomo de um quarteto de cordas do ensino secundáriomaster thesis203986075