Pereira, Maria Teresa RibeiroSousa, Vanessa Rafaela Ferreira de2021-03-292023-09-302020http://hdl.handle.net/10400.22/17710A gestão de stocks é uma função essencial para gerir uma empresa de modo eficiente. Ter perceção dos produtos existentes, em que quantidades e em que altura são utilizados suporta de forma eficiente e eficaz a planificação e gestão de atividades dentro de uma empresa, minimizando ou mesmo eliminando problemas, como falta ou excesso de stock. Este projeto foi desenvolvido numa empresa do ramo automóvel, Hutchinson Porto, empresa que trabalha em filosofia Lean, sistema puxado em função da previsão da procura, com planeamento semanal em função das encomendas em sistema e aquisição de matéria-prima e componentes em função do mesmo. O objetivo deste trabalho foi analisar e melhorar o método de gestão de stocks de matérias-primas e componentes da empresa em estudo, desenvolvendo uma metodologia para aperfeiçoar o mesmo, fazendo a alteração necessária dos parâmetros de gestão de stocks definidos em sistema – MacPac - nomeadamente do stock de segurança e procedendo ao cálculo de probabilidade de rutura. Rutura ou excesso de stocks são dois problemas que podem existir nas indústrias, mesmo nas do setor automóvel. Assim, neste trabalho foi realizado um levantamento de dados/causas associados ao problema de rutura ou excesso de stocks, assim como os objetivos a cumprir pela empresa, de forma a ser possível analisar qual dos dois tem mais impacto na Hutchinson Porto e minimizar as consequências sentidas. Após um levantamento dos dados de gestão de stocks referentes ao ano 2019, foi possível apurar que o problema mais frequente está relacionado com a rutura de stock uma vez que existiram um total de 86 falhas de componentes onde os motivos mais frequentes foram: diferença de stock e incremento no pedido do cliente. Deste modo, foi realizada uma análise ABC de forma a encontrar os artigos com maior consumo em valor para ter uma base de priorização para implementar ações de melhoria, desta análise constatou-se que de um total de 1066 artigos, 104 foram classificados com classe A, 165 referências são associadas à classe B e à classe C ficaram atribuídos 797 artigos. O foco incidiu nos produtos classificados com classe A. Posteriormente foi identificado o SS definido pela empresa para todos os artigos. Com o consumo médio mensal foi possível apurar a probabilidade de rutura de stock para um nível de serviço de 95%, chegando à conclusão que o SS definido teria de ser ajustado para algumas referências. Dessa forma, foi calculado um novo SS e procedeu-se ao ajustamento do parâmetro no sistema para cada artigo. Assim, foi possível uma diminuição no número de falhas de componentes e matéria-prima no ano de 2020 de 57% comparativamente ao mesmo período no ano 2019 e consequentemente uma diminuição com gastos de transportes extra/urgentes associados a ruturas de stocks de 37%. De forma a facilitar as consultas por parte dos técnicos de aprovisionamento, foi desenvolvida uma ferramenta de apoio à decisão em EXCEL e usando linguagem VBA, onde há possibilidade de consultar as receções efetuadas, assim como o consumo de cada referência e o stock do artigo de matéria-prima selecionado. Permite ainda calcular o valor do stock de segurança mais adequado, que deveria estar definido em sistema para a referência indicada.Stock management is an essential aspect to manage a company efficiently. Perception of existing products, in what quantities and when they are used, efficiently and effectively supports the planning and management of activities within a company, minimizing or even eliminating problems, such as lack or excess stock. This project was developed at a company in the automotive industry, Hutchinson Porto, a company that works on Lean philosophy, a system based on demand forecasting, with weekly planning based on system orders and purchase of raw materials and components based on the same. The objective of this work was to analyze and improve the stock management method of raw materials and components of the company under study, developing a methodology to improve it, making the necessary change to the stock management parameters defined in the system - MacPac - namely safety stock and calculating the probability of stock rupture. Rupture or excess stocks are two problems that can exist in industries, even those in the automotive sector. Thus, in this work was done a survey of data / causes associated with the problem of rupture or excess of stocks, as well as the objectives to be fulfilled by the company, in order to be able to analyze which of the two has the most impact on Hutchinson Porto and minimize the consequences felt. After a survey of the stock management data for the year 2019, it was possible to ascertain that the most frequent problem is related to the stock rupture since there were a total of 86 ruptures of raw materials where the most frequent reasons were: stock difference, forward production and increasing customer orders. Thus, an ABC analysis was carried out to find the articles with the highest consumption to have a prioritization base to implement improvement actions. From this analysis, it was found that in a total of 1066 articles, 104 were classified with class A, 165 references are associated with class B and in class C 797 articles were assigned. The focus was on products classified as class A. Subsequently, the SS defined by the company for all articles was identified. With the average monthly consumption, it was possible to determine the probability of stock rupture for a 95% service level, reaching the conclusion that the defined SS would have to be adjusted for some references. In this way, a new SS was calculated, and the parameter was adjusted in the system for each article. Thus, it was possible to reduce the number of component and raw material failures in 2020 by 57% compared to the same period in 2019 and consequently a decrease in extra / urgent transport costs associated with stockouts of 37%. In order to facilitate consultations by provisioning technicians, a decision support tool was developed in EXCEL and VBA language, where it is possible to consult the receptions made, as well as the consumption of each reference and the stock of the raw material article selected. This tool also allows calculating the SS value more adequate, that should be defined in the system for the indicated reference.porGestão de stocksMatéria-primaOtimizaçãoRutura de stockExcesso de stockAnálise ABCInventory managementRaw materialOptimizationRupture stockExcess stockABC analysisDesenvolvimento de uma metodologia de gestão de stocks numa empresa do ramo automóvelmaster thesis202551296