Gonçalves, Tiago Miguel Madureira de QueirósPereira, SaraPires, NicolePimenta, AliceAraújo, AndréCapitão, Susana2023-02-152023-02-152021Gonçalves, T. M. M. de Q., Pereira, S., Pires, Nicole, Pimenta, A., Araújo, A., & Capitão, S. (2021). Uso de um serious game na formação em Terapia da Fala: Perspetiva dos Docentes [Comunicação poster]. Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21, Porto.978-972-8688-97-4http://hdl.handle.net/10400.22/22306O PETRHA é um serious game, que tem como objetivo treinar os alunos na resolução de casos clínicos, tendo sido pensado inicialmente para a área da fisioterapia, e utilizando casos simulados da área da geriatria. Neste sentido, o presente estudo propôs-se a explorar o uso deste um serious game na formação em terapia da fala, tendo em consideração a perspetiva dos docentes e a adaptação de um caso de envelhecimento patológico e de um caso não patológico. Os objetivos incluem: definir procedimentos para o desenvolvimento de um caso simulado, identificar pontos fortes e fracos na resolução do mesmo e, por último, averiguar possíveis adaptações ao PETRHA. O estudo decorreu numa metodologia classificada de investigação-ação. Este iniciou-se com a construção de dois casos simulados, adaptados para introdução na plataforma PETRHA. Participaram neste estudo 5 docentes da área da terapia da fala que jogaram os casos em 2 grupos independentes e em duas fases, entre as quais se realizaram reformulações e adaptações. Em ambas as fases foram recolhidas as suas apreciações sobre a experiência através de entrevistas de grupo em modelo focus group.porTerapia da falaNovas tecnologiasFormaçãoSerious gameEnvelhecimentoUso de um serious game na formação em Terapia da Fala: perspetiva dos docentesconference object