Lima, Cláudia MaiaMesquita, Vera Raquel Pereira2018-06-202018-06-2020172017http://hdl.handle.net/10400.22/11742A construção da identidade docente faz-se pelo crescimento pessoal e profissional, num processo de aprendizagem constante. De facto, crescer como professor é um processo que somente se faz sendo inteiro. E é sobre este processo que se desenvolve, ao longo de um ano rico de experiências e de partilha de ideias, o presente relatório de estágio. Assim, o objetivo máximo deste documento prende-se com a reflexão crítica e fundamentada de toda a prática de ensino, e das dimensões implicadas no perfil de um professor reflexivo e investigador. Por se inserir numa fase final de formação, a mestranda procura relacionar a prática efetuada com a teoria até então estudada, refletindo sobre o enquadramento académico e profissional do mestrado e da docência, sobre as práticas de ensino e os contextos para os quais foram pensadas, valorizando-se as dimensões profissional, reflexiva e investigativa. A Prática de Ensino Supervisionada foi sempre baseada em pressupostos teóricos e no contexto educativo, fundamentais para a promoção de aprendizagens significativas, quer para os estudantes quer para a docente em formação. A componente investigativa Cultivar aprendizagens – utilização de sensores numa horta escolar, implicou uma proposta didática que pretendia promover a preferência e disposição dos estudantes para provar hortofrutícolas, valorizando a biodiversidade. Para tal, utilizaram-se metodologias de aprendizagem experimental e sensores eletrónicos, envolvendo os estudantes cultivo de vegetais e monitorização da horta escolar. O papel preponderante dos orientadores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico, promotores de um espírito colaborativo, enriqueceu e aprimorou o carácter reflexivo e investigativo, e o crescimento pleno e inteiro, da professora estagiária. Assim, este documento finaliza um momento de formação docente, iniciando-se com ele um percurso de aprendizagens, desafios e crescimento que são o mote para a constante formação profissional e de identidade.The construction of the teaching identity goes with the personal and professional growth, a process of constant learning. In fact, growing as a teacher is a process of being whole. That’s the process developed during a year of enriching experiences and sharing thoughts. Therefore, the ultimate purpose of this report relates to the critical and well-structured reflection throughout the teaching practice and the dimensions involved with the profile of a reflective and researcher teacher. By entering a final period of training, the student seeks to relate the practice preformed with the theory studied so far, reflecting about the academic and professional setting and about teaching practices and contexts for which they were thought, valuing the professional, speculative and investigative dimensions of teaching. Briefly, the teaching practice was based on theoretical assumptions, in the context of education and teaching expertise, required to the promotion of significant learning, both for students and for the soon to be teacher. The investigative component consisted in an educational proposal that seeks to promote students’ preference and willingness to try fruit and vegetables, while valuing biodiversity. To achieve such goal there were used experimental learning methodologies and electronical sensors, engaging students in vegetables’ gardening. It’s important to emphasize the cooperation spirit that enriched and enhanced the speculative and investigative dimensions of the trainee teacher. Subsequently, this report concludes a moment of teacher training and starts a new path of development, challenge and growth, which motivates constant training and identity constructionporPrática de ensino supervisionadaIdentidade profissionalInvestigaçãoReflexãoAprendizagemTeacher trainingProfessional identityResearchSpeculationLearningPara ser grande, sê inteiromaster thesis201735806