Lopes, SofiaSilva, SandraFigueira, VâniaLopes, Sofia2025-11-112025-11-112025-07Lopes, S., Silva, S., & Figueira, V. (2025). Da teoria à prática: Entrevista a fisioterapeutas como estratégia pedagógica para a aplicação e integração dos conteúdos curriculares. Porto Pedagogical Innovation Conference - P.PIC 2025, 63. https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/assets/ppic25-boa.pdf978-972-8969-95-0http://hdl.handle.net/10400.22/30834O trabalho colaborativo, como abordagem pedagógica, permite desenvolver tarefas em equipa capacitando os estudantes a enfrentar desafios complexos. Permite cooperação, comunicação, desenvolvimento de competências sociais e aprendizagem entre pares, sob a forma de projetos e/ ou debates em pequenos grupos, resolução de problemas e atividades práticas, como entrevistas. Neste sentido, foi objetivo avaliar a satisfação dos estudantes quanto à realização de uma entrevista a Fisioterapeutas, de forma a aplicar e integrar os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Introdução à Profissão, lecionada no 1º ano do Curso de Licenciatura em Fisioterapia do Instituto Politécnico da Saúde do Norte. Dos 203 estudantes inscritos na Unidade Curricular, 135 constituíram a amostra em estudo. Quanto à satisfação relativamente à entrevista, 95% (n=128) dos estudantes, auto-reportaram que se encontravam muito satisfeitos ou satisfeitos com esta prática pedagógica. Os resultados parecem indicar que os estudantes auto-percepcionaram que a entrevista apresentou-se como uma dinâmica de aprendizagem inovadora.porDa teoria à prática: Entrevista a fisioterapeutas como estratégia pedagógica para a aplicação e integração dos conteúdos curricularesconference paper