Oliveira, Cláudia Marisa Silva deFerreira, Marta Vaz2017-12-112017-12-112017-11-28http://hdl.handle.net/10400.22/10586Dar luz as minhas memórias e pintar a partir daí uma tela onde outros se pudessem olhar. Tinha como anseio conceder ao público um par de olhos para olhar para dentro da minha pele e descobrir uma nova singularidade, um pormenor novo, sobre eles próprios. A minha intenção era levar o público a sentir-se perante o seu próprio reflexo refletido no rio. Quis partir de mim, da minha própria história, para levar os outros a pensarem e a questionarem-se sobre eles mesmos e o seu caminho. Parti então de códigos presentes no meu universo biográfico, nas minhas memórias pessoais. Mascaradas de metáforas que usei para falar sobre esses meus acontecimentos tão íntimos. A criação partiu a partir desse guião sobre mim mesma, na esperança que sobre ele pudéssemos construir outra história. Essa narrativa, resultaria da reunião de outros microuniversos biográficos dos intervenientes do processo, onde pudesse existir uma linguagem comum que ligasse todas as nossas intimidades expostas no objeto artístico. Na ânsia de criar imagens que ilustrassem pormenores específicos, isolados, baseei-me na tentativa de isolar momentos determinados na minha encenação. Era meu interesse provocar um novo foco de olhar no espectador, então propus-me a fazer um retrato daquilo que me está colado à pele, permitindo-me ser vulnerável perante um público, na sua maioria desconhecido, levando-lhes o resultado de um produto final que se faz valer pelo processo criativo e não pelo objeto final em si.Give light to my memories and paint from there a screen where others could look. I had the desire to give the audience a pair of eyes to look into my skin and discover to discover a new singularity. A new detail about themselves. My intention was to get the audience to feel their own reflection reflected in the river. I wanted to start from myself, from my own story, to lead others to think and to question themselves and their way. I then departed from codes present in my biographical universe, in my personal memories. Masquerades of metaphors that I used to talk about these my intimate events. The creation started from this script about myself, hoping that on it we could build another story. This narrative would result from the meeting of other biographical micro universes of the actors in the process, where there could be a common language that would bind all our intimacies exposed in the artistic object. In the eagerness to create images that illustrate isolated specific details I was based thus on the attempt to isolate determined moments in my Staging. It was my interest to provoke a new focus from looking at the viewer. I then proposed to make a portrait of what is glued to my skin, allowing me to be vulnerable to a mostly unknown public, leading to the result of a final product that is enforced by the creative process and not by the final object in itself.porTrabalho coletivoMemóriasIntimidadeAuto questionamentoProcesso de criaçãoCorpo biográficoCollective workMemoriesIntimacySelf-questioningCreation processBiographical bodyVejo os olhos que a virammaster thesis201776782