Almeida, Leandro S.Canal, Cláudia Patrocínio PedrozaSainz-Gómez, MartaRomero, IsabelCampira, Farissai P.Ordóñez, GracielaCosta, Alexandra R.Fior, CamilaRuiz-Melero, María JoséTumbula, SamuelBulaque, Paulo Z.Alfaro, Carlos2025-02-112025-02-112024Almeida, L. S., Canal, C. P. P., Sainz-Gómez, M., Romero, I., Campira, F., Ordoñez, G., Costa, A.R., Fior, C., Ruiz-Melero, M. J., Tumbula, S., Bulaque, P., & Alfaro, C. (2024). Expansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanhola. Revista Lusófona de Educação, 63(63), 13-30. https://doi.org/10.60543/issn.1645-7250.rle63.011645-7250http://hdl.handle.net/10400.22/29472Nas últimas décadas ocorre uma expansão do ensino superior (ES) na generalidade dos países, traduzida no aumento de número de instituições, de cursos e de estudantes, traduzida numa maior diversificação dos ingressantes. Neste artigo, pretendemos descrever a organização e o processo de acesso ao ES em alguns países de língua portuguesa ou espanhola (Angola, Brasil, Costa Rica, Espanha, Moçambique e Portugal), apontando a legislação e práticas que suportam a sua expansão. Em particular destacamos as políticas que aumentaram a heterogeneidade da população estudantil, favorecendo a igualdade de oportunidades de acesso por estudantes provenientes de grupos socioculturais mais desfavorecidos. As conclusões apontam para a existência de estruturas de ES bastante diferentes nos vários países, contudo em todos eles implementam políticas favoráveis ao ingresso dos novos públicos. Paralelamente as instituições de ensino são incentivadas a implementar medidas que favoreçam a adaptação e sucesso de estudantes que ingressam com perfis diferenciados face aos seus estudantes tradicionais.porensino superiorexpansão do ensino superioracesso ao ensino superiordemocratização do ensino superiorExpansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanholajournal article10.60543/issn.1645-7250.rle63.01