Pereira, Maria Teresa RibeiroMartins, Rita Vicente2020-01-242020-11-222019http://hdl.handle.net/10400.22/15369Na presença de um mercado cada vez mais competitivo, o sucesso de uma empresa no cumprimento dos níveis de serviço objetivados, depende da sua capacidade de adaptação às exigências do mercado, e do nível de eficiência dos processos implementados, destacando-se a importância das operações ao nível da gestão do armazenamento no fluxo logístico. É neste âmbito que se insere a presente dissertação, desenvolvida na unidade fabril Amorim Distribuição, inserida na unidade de negócios de rolhas para vinhos tranquilos, localizada em Santa Maria de Lamas, sendo o seu objetivo principal a melhoria logística nos armazéns de receção e de expedição. Neste sentido, com recurso ao mapeamento de processos, análise de dados e cronometragem direta, foi possível a identificação de tempos de valor não acrescentado, bem como as suas causas e impactos, e a identificação de um dimensionamento desadequado no layout dos armazéns, com impactos significativos na eficiência da sua gestão. Assente em pressupostos da filosofia Lean, como trabalho padronizado, fluxo contínuo e gestão visual, foram apresentadas várias propostas de melhoria para mitigação dos problemas sinalizados. No armazém de receção foi proposta uma reorganização no layout com base na rotação dos artigos, para diminuição das movimentações. Foram identificadas oportunidades de rentabilização de espaços subutilizados, e proposta a definição de zonas de arrumação, que facilitam o fluxo de materiais. No armazém de expedição foram estudadas várias possibilidades de rentabilização do espaço de armazenamento e de zonas de manuseamento de produto acabado, de forma a ir de encontro às necessidades da produção. Estima-se que as oportunidades de melhoria propostas à empresa permitirão a redução de tempos despendidos na movimentação de cargas, nomeadamente 58% na atividade de receção e 30% na atividade de picking. No armazém de produto acabado, foram propostas soluções que permitem rentabilizar o espaço de armazenamento até 90% e aumentar a zona de preparação de cargas em 30%, medidas com impacto significativo espectável nos tempos de operação. De salientar que a normalização das atividades realizadas nos armazéns desempenha um papel fulcral na prevenção de desperdícios.In a market that is increasingly competitive, a company success, when it comes to achieving the service level goals, depends on its capacity to adjust to the market demanding’s, as also on the efficiency levels of the implemented processes, highlighting the importance of the operations related to the warehouse management in the logistics flow. It is in this cope that this dissertation is based on, being developed at Amorim Distribution, company that operates in the cork stopper business, located in Santa Maria de Lamas. Its primary goal is to improve logistics operations in the company warehouses, both raw material and finished goods. Thus, using procedure mapping techniques, data analysis and direct time monitoring, it was possible to identify non value added times, as well as its causes and impacts, and inadequate planning and sizing of the warehouse layouts, causing significant negative impacts in terms of its efficient management. Build on lean thinking philosophy, as in standardize work, continuous flow and visual management, it was presented improvement suggestions in order to mitigate the problems identified. As for the reception warehouse it was presented a layout reorganization based on the rotation rate of materials, aiming to decrease needs of movements and transportation. It was diagnosed monetize improvement opportunities in underuse spaces, and it was proposed the definition of dock areas to improve the logistics flow. As for the finished goods warehouse, it was analyzed several storage monetization possibilities, in order to meet the needs of the production. It is expected that the improvement suggestion presented will allow the company to reduce non value added timer regarded to movements and transportation, such as the 48% reduced reception time and 30% reduced picking time. In the finished goods warehouse, it was presented solutions that enable to monetize storage space up until 90% and increase the space preparation area in 30%, solutions that have a relevant impact in operation times. It should be noticed that work standardization of the warehouse operations, plays a fundamental roll when it comes to prevent mudas.porArmazenagemLayoutLogística de receçãoLogística de expediçãoMelhoria contínuaStorageWarehouseReception LogisticsExpedition logisticContinuous improvingOtimização da logística de receção e expediçãomaster thesis202343693