Ribeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosPinto, Carlos Jorge de SáMendes, Paula Daniela Teles2016-12-212016-12-212016http://hdl.handle.net/10400.22/8943O relatório de estágio em análise tem como principal objetivo refletir, de forma crítica e reflexiva, sobre todo o processo de formação da mestranda, mais concretamente sobre os momentos de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, encontram-se presentes, neste relatório, momentos de aquisição de saberes teóricos e de construção de saberes da prática, momentos de reflexão, momentos de colaboração e de avaliação do processo formativo. Este relatório constitui, assim, um documento de construção da identidade profissional docente. No decorrer da sua prática pedagógica, a mestranda desenvolveu competências profissionais resultantes de um processo formativo que permitiu a aquisição de saberes, a experimentação em contexto real, a colaboração entre pares, professor cooperante e supervisor institucional, a reflexão e investigação no sentido da transformação e melhoramento da prática educativa. Assim, assumiu-se uma postura analista e reflexiva, inquiridora e investigativa, de modo a permitir à mestranda agir de forma pedagógica, de modo a promover uma aprendizagem construtivista.The present report in analyse has a main purpose to reflect, in a critical way, about all the student’s process, mainly about moments of Supervised Pedagogical Practice in Pre-School and Elementary School Education. Thus, are present in this work the principal processes that occurred in an evolutional way to the student, as a professional in education. In the path of this practices, the student developed professional skills, consequent of an action-research process, with the main intent of investigating practices, adapting them to the instances in concern and to enhance them having in mind that, along with practice, comes concerning theory, as well as the legal terms in it, during all the said process. Nonetheless, as a way of all the skills emerge, was necessary to proceed for the creation of a yielding conceptual framework, adapted as well to both contexts were the student developed her actions. Along with this pliancy and for a possible process, it was required an analyst and reflective stance, so that it would be possible for the student to act pedagogically in order to promote a constructivist learning.porPrática-pedagógicaInvestigação-açãoEvolução profissionalPedagogical practiceAction-research processProfessional developmentRelatório de estágiomaster thesis201614006