Carvalho, Luísa Margarida CagicaReis, Henrique Manuel Pimentel2013-10-092013-10-0920061646-1029http://hdl.handle.net/10400.22/2250A mundividência contemporânea contextualiza a actividade empresarial num am­biente crescentemente competitivo e exigente em termos de eficiência das organizações. A inovação é um factor relevante para que as empresas vençam as concorrentes e se fortaleçamno mercado. Começamos, assim, por enquadrar este conceito de acor­do com o que alguns dos autores mais conhecidos afirmam, explicando seguidamente quais os principais tipos de inovação e seu significado, dando relevo aos que aqui nos interessam. Posteriormente abordamos e explicamos o benchmarking, a sua importância como instrumento de gestão e as diversas tipologias de aplicação do mesmo. Fechamos o ciclo com a interligação desta ferramenta com a gestão da inovação, salientando os aspectos da utilização da primeira que facilitam a gestão da segunda. Abordamos de forma sintética a ligação do benchmarking estratégico com a gestão da inovação e apresentamos as nossas conclusões sabre a eficiência da parceria entre benchmarking e inovação.porBenchmarkinginovaçãoempreendedorcompetividadeprodutividadeInovação e benchmarking: uma parceria eficiente?journal article10.26537/rebules.v0i9.861