Montenegro, ManuelDuarte, Pedro2023-04-112023-04-112016Montenegro, M., & Duarte, P. (2016). Desenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In A. Barbosa, & I. Vale (Ed.), In Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos (pp. 33-46). Viana do Castelo: EdProf e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelohttp://hdl.handle.net/10400.22/22699O presente trabalho pretende explorar, do ponto de vista teórico, a importância da educação artística e cinematográfica e a necessidade da sua introdução curricular, de forma integradora e criativa. Pretende-se, mais que espelhar as perspetivas estudadas no âmbito do currículo, incluindo a influência da didática sobre a temática, relacionar os contributos da Filosofia da Arte (e da própria Arte), para que seja possível compreender, de uma forma mais holística, a importância da educação cinematográfica no contexto curricular. Face ao exposto o trabalho incidirá em: i) breve sustentação teórica-filosófica da inclusão da educação cinematográfica em contexto escolar, com especial ênfase no 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) proposta de uma estratégia criativas e específica, no âmbito da educação cinematográfica, para o nível de ensino já referido.porIntegração CurricularCinemaEducação Cinematográfica1.º Ciclo do Ensino BásicoDesenvolvimento e integração curricular: como incluir a educação cinematográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básicojournal article