Trigo, José Filinto CastroMagalhães, André Filipe Cardoso de2015-02-052015-02-052014http://hdl.handle.net/10400.22/5586Mestrado em Engenharia Civil – Ramo de EstruturasA ainda não integral valorização dos pneus em fim de vida em países mais desenvolvidos e a percentagem significativa que estes pneus já não reutilizáveis assumem nas regiões menos desenvolvidas, justificam a busca de soluções alternativas para a resolução deste resíduo. A reciclagem de um pneu é um processo que requer grandes dificuldades técnicas e económicas pelo que se torna imperativo a diversificação de formas da sua valorização. A integração de pneus no setor da construção civil é uma das opções válidas para essa valorização. O presente trabalho tem como principal objetivo a validação de uma estrutura de solo reforçado com pneus preenchidos com solo. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica do tema e concebeu-se um modelo à escala reduzida para avaliar o desempenho desta tecnologia construtiva. Realizou-se uma modelação numérica do faseamento construtivo do modelo e do seu carregamento com uma sobrecarga na superfície do aterro recorrendo a programas de cálculo automático com análises bidimensional e tridimensional e com formulação por elementos finitos. Procedeu-se à construção parcial do modelo, por fases, e perspetivou-se a sua instrumentação, de modo a avaliar o desempenho do modelo físico e a permitir a recolha de dados para a calibração do modelo numérico.The not yet fully integrated valorization of used up tires in more developed countries and the significant percentage these non-renewable tires assume in less developed regions, justify the pursue of alternative solutions for the resolution of this residue. Recycling a tire is a process that involves significant technical and economic difficulties, therefore it is imperative to diversify forms of recovery. The integration of tires in the construction sector is one of the valid options for this appreciation. This study aims to validate the structure of reinforced soil tires filled with soil. The authors conducted a literature review on the subject and created a model in reduced scale to evaluate the performance of this construction technology. A numerical model of the phased construction of the model and its loading with an overload on the surface of the landfill was generated, using automatic calculation programs with two-dimensional and three-dimensional analysis and finite element formulation. A model has been partly constructed, developed in stages, and instrumentation was expected to install in order to evaluate the performance of the physical model and to enable the data collection for the calibration of the numerical model.porPneusEstruturas de Solo ReforçadoElementos FinitosModelo ReduzidoValorizaçãoTiresReinforced Soil StructureFinite ElementsReduced ModelValorizationEstruturas de Suporte de Terras Executadas com Pneus - Modelo à Escala Reduzidamaster thesis201815923