Barbot, AntónioCosta, Maria Ivone Dias da2024-01-162024-01-1620232323http://hdl.handle.net/10400.22/24472O presente Relatório de Estágio (RE), foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciência Naturais no 2º CEB, da Escola Superior de Educação (ESE) do Politécnico o Porto, conforme regime jurídico da habilitação profissional para a docência descrito no DecretoLei (DL) n.º 79/2014, de 14 de maio. A redação deste documento visa analisar, fundamentar, investigar, e refletir de forma crítica toda a ação pedagógica realizado no decorrer do ano letivo de 2021/2022, recorrendo à mobilização de vários pressupostos teóricos e legais, mas também de conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos que orientaram a prática educativa. O relatório suporta duas dimensões: uma referente ao percurso formativo realizado nos diferentes níveis de ensino que integram este mestrado, 1ºCEB e 2º CEB, com os quais a mestranda contactou em contexto de estágio e a outra referente à componente investigativa. A dimensão investigativa desenvolvida pela mestranda, que contou como público-alvo alunos que frequentavam o Sº ano de escolaridade no 2º CEB, procurou-se demonstrar como é que a utilização de drones pode auxiliar no ensino de conteúdos de uma área do saber, nomeadamente Ciências Naturais. Assim, o presente documento visa desenvolver uma reflexão cuidada do papel do professor, enquanto mediador de conhecimentos, para a construção do perfil de um aluno capaz de dar respostas aos desafios impostos do século XXI, sustentada pela prática desenvolvida ao longo da PES e pela análise das diferentes dimensões. É ainda retratado o desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda, que ocorreu ao longo daporPrática de ensino supervisionadaEducaçãoPensamento computacionalTecnologiasSupervised educational practiceEducationComputational thinkingTecnologiesO encanto da profissão docentemaster thesis203471229