Pires, Nicole InêsPimenta, Alice Possidónio Bastos ClaroPereira, Sara Raquel FreitasGonçalves, Tiago Miguel Madureira de QueirósAraújo, Pedro André Guerreiro Martins deAlves, Susana Maria Capitão da SilvaGuerreiro Martins Araújo, Pedro André2025-03-252025-03-252021Pires, N. I., Possidónio Bastos Claro Pimenta, A., Raquel Freitas Pereira, S., Miguel Madureira de Queirós Gonçalves, T., André Guerreiro Martins de Araújo, P., & Maria Capitão da Silva Alves, S. (2021). PETRHA – Adaptação de um Serious Game na formação em Terapia da Fala: Perspetiva dos estudantes. Livro de resumos Desafios do «Novo normal» - Fórum Interno 21, 112. https://edicoes.ipp.pt/index.php/books/catalog/book/74978-972-8688-97-4http://hdl.handle.net/10400.22/29867Os serious games são jogos pedagógicos que pretendem aprender ou desenvolver um determinado objetivo através de uma ferramenta motivante e eficaz. O serious game adaptado neste estudo, é o PETRHA, uma ferramenta pedagógica, desenhada para estimular o raciocínio clínico em estudantes de fisioterapia, mas com potencial desenvolvimento para outras áreas da saúde, como a terapia da fala. O presente estudo pretende determinar de que forma é possível adaptar o PETRHA como ferramenta de ensino em terapia da fala, sob a perspetiva de estudantes, na resolução de casos simulados de envelhecimento, contribuindo para: definir procedimentos para o desenvolvimento do caso, identificar pontos fortes e fracos na resolução do mesmo e averiguar possíveis adaptações à plataforma. Recorrendo a uma metodologia de investigação-ação, o estudo iniciou com a construção de dois casos simulados de envelhecimento, adaptados para introdução na plataforma PETRHA. Foram recrutados dez estudantes de terapia da fala que jogaram os casos em 2 grupos independentes e em duas fases, entre as quais se realizaram reformulações e adaptações. Em ambos os momentos procedeu-se à recolha das suas apreciações sobre a experiência através de entrevistas de grupo em modelo focus group. Demonstrou-se que foi possível utilizar o PETRHA para jogar com sucesso casos de terapia da fala. Ainda que tenham sido identificadas limitações na plataforma, a opinião dos estudantes evidencia quais as alterações que são necessárias para o PETRHA poder ser utilizado como ferramenta de ensino em terapia da fala.porTerapia da FalaNovas tecnologiasFormaçãoSerious GameEnvelhecimentoPETRHA – Adaptação de um Serious Game na formação em Terapia da Fala: perspetiva dos estudantesconference poster not in proceedings