Melo, Pedro Miguel Azevedo de Sousa2020-02-042020-02-0420191647-5496http://hdl.handle.net/10400.22/15438Os sistemas de propulsão baseados em motores síncronos de ímanes permanentes (MSIP) e motores de indução (MI) têm sido as principais opções para veículos híbridos (VH) e elétricos (VE). As limitações das reservas e os elevados custos das terras-raras (constituinte essencial dos ímanes permanentes (IP)) têm motivado o interesse por motores sem IP ou com menores quantidades de terras-raras. Várias configurações têm vindo a ser desenvolvidas e/ou aperfeiçoadas, com vista a ultrapassar as limitações dos MI, sendo que a otimização do seu projeto também tem sido alvo de atenção. De modo não exaustivo, o objetivo deste artigo é incidir sobre os tipos de motores atualmente aplicados na propulsão elétrica. No final, apresenta-se uma breve referência às principais tecnologias emergentes.porMSIPMotores síncronos de ímanes permanentesVeículos híbridosMotores de induçãoMotores de propulsão em veículos elétricos: tipos, características e perspetivas de evoluçãojournal article10.34630/neutroaterra.vi24.4412