Silva, Amélia Cristina Ferreira daSilva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daSantos, Célia da Conceição da Rocha2022-02-112022-02-112021-06-29http://hdl.handle.net/10400.22/19909Methodology – This study uses a quantitative approach, in the form of a questionnaire, using the statistical programs: SPSS 26 and AMOS 20. The empirical study is divided into two parts. The first part of the study uses the analysis of structural equations and the second part of the study is elaborated using the measures of central tendency (mean, median and mode) and the paired t-test to give more robustness to the results. Findings – The main result obtained with the realization of this study consists in the validation of a conceptual model where it is revealed that the intelligence activities of management accounting have positive effects on the commercial strategies and policies of Portuguese Small and Medium Enterprises. And, commercial strategies and policies have positive effects on the financial and non-financial performance of Portuguese Small and Medium Enterprises. Original value – Presentation of an original conceptual model that reveals the importance of management accounting in the definition of business strategy in Portuguese Small and Medium Enterprises.Objetivo – O principal objetivo deste estudo é testar e validar um modelo concetual que integre os efeitos das atividades intelligence da Contabilidade de Gestão nas estratégias e políticas comerciais das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) portuguesas, bem como analisar se estas têm impacto na performance financeira e não financeira da empresa. Metodologia – Este estudo segue uma abordagem quantitativa, com recolha de dados através de questionário e análise com recurso aos programas estatísticos: SPSS 26 e AMOS 20. O estudo empírico é dividido em duas partes. A primeira parte do estudo recorre à análise das equações estruturais (AEE) e a segunda parte do estudo é elaborada com recurso ao uso das medidas de tendência central (média, mediana e moda) e ao teste t pareado para dar mais robustez aos resultados. Resultados – O principal resultado obtido com a realização deste estudo consiste na validação de um modelo concetual onde se revelam que as atividades intelligence da contabilidade de gestão têm efeitos positivos nas estratégias e políticas comerciais das PME’s portuguesas. E, as estratégias e políticas comerciais têm efeitos positivos na performance financeira e não financeiras das PME’s portuguesas. Valor original – Apresentação de um modelo concetual original que revela a importância da contabilidade de gestão na definição da estratégia empresarial nas PME’s portuguesas.porContabilidade de gestãoIntelligencePerformanceEstratégias e políticas comerciaisPME’sManagement accountingIntelligenceperformanceCommercial strategies and policiesSmall and Medium EntreprisesA importância das atividades intelligence da contabilidade de gestão para as estratégias e políticas comerciais nas PME´s Portuguesasmaster thesis202939138