Almeida, L. S.Romero, I.Tumbula, S.Fior, C.Pedroza, C.Campira, F.Bulaque, P.Ribeiro-Costa, A.2025-03-242025-03-242024-09-28Almeida, L. S., Romero, I., Tumbula, S., Fior, C., Pedroza, C., Campira, F., Bulaque, P., & Ribeiro-Costa, A. (2024, September 27–28). Satisfação e êxito académico de estudantes do 1º ano dos cursos STEM em países de Língua Portuguesa. Comunicação apresentada no 2º Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação, Simpósio ADIPSIEDUC – Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação, ISPA - Instituto Universitário, Lisboa, Portugal.http://hdl.handle.net/10400.22/29858[Excerto Apresentação Oral] Enquadramento do projeto Associa-se a formação nas áreas STEM (science, technology, engineering, mathematics) ao desenvolvimento económico dos países Certa necessidade de profissionais qualificados nestas áreas; Menos mulheres e grupos sociais desfavorecidos nestes cursos; Cursos com taxas relevantes de insucesso e de abandono, ocorrendo essas taxas sobretudo em estudantes do 1º ano; relevância dos conhecimentos de matemática e física. Psicologia Positiva: variáveis psicológicas que podem ser promotoras do bem-estar, desenvolvimento psicossocial, satisfação e sucesso académico dos estudantes do Ensino Superior.porSatisfação e êxito académico de estudantes do 1º ano dos cursos STEM em países de Língua Portuguesaconference object