Salgado, António Gabriel Castro CorreiaVergely, Lioba2025-01-312025-01-312024-12-12http://hdl.handle.net/10400.22/29346A performance musical enquanto criação artística e enquanto ato performativo surge como uma inquietação, uma inadequação constitutiva no cruzamento entre a urgência expressiva do artista e a demanda do público e do seu reconhecimento. Se as intenções foram múltiplas, o Desejo (musical), porém, surgiu singular, e com um D maiúsculo, como o Destino da protagonista, da sua história que emergiu como um coup de dés (um lance de dados), como algo que se tornou consciente à medida que o arbitrário e o inconsciente se tornaram inevitáveis e necessários como a ordem do acaso, como aquilo que faz a vida evoluir com a sua parcela de divino e de misterioso, como o movimento e a evolução do próprio Ser. O objetivo prendeu-se em criar um espetáculo performativo que quebrasse as barreiras dos recitais tradicionais meramente interpretativos, isto é, apenas criativos enquanto interpretação de uma criação já existente. Ou seja, a sua originalidade é apenas uma cocriação ao nível da performance interpretativa. Ao contrário, no projeto agora apresentado, procurou-se que a criação e interpretação se tornassem intrínsecas ao processo criativo, bem como à performance final daí resultante na sua demanda do público e do seu reconhecimento interativo: criação/interpretação. Objetivos Específicos: a) Elaborar um texto que resuma os conhecimentos fundamentais sobre a performance a partir de 1960. b) Refletir e questionar a importância de uma performance vocal e cénica assente na criação artística, através da elaboração de um espetáculo original e da sua performance interpretativa. c) Estruturar as peças selecionadas para a realização de um recital e interligá-las através de um monólogo original criado por mim para o efeito. d) Aprofundar conhecimentos teóricos e práticos para poder evoluir enquanto performer ao reunir novos conhecimentos. e) Aplicar os resultados da investigação no recital final de Mestrado e integrá-los na Conclusão final do trabalho reflexivo.Musical performance as artistic creation and as a performative act emerges as a restlessness, a constitutive inadequacy at the crossroads between the artist's expressive urgency and the audience's demand for recognition. If the intentions were multiple, the (musical) Desire, however, emerged singular, and with a capital D, like the protagonist's Destiny, her story that emerged like a coup de dés (a throw of the dice), like something that became conscious as the arbitrary and the unconscious became inevitable and necessary like the order of chance, like that which makes life evolve with its share of the divine and the mysterious, like the movement and evolution of Being itself. The aim was to create a performative show that would break down the barriers of traditional recitals that are merely interpretative, that is, only creative as an interpretation of an existing creation. In other words, its originality is only a co-creation at the level of interpretative performance. On the contrary, in the project presented here, the intent was for creation and interpretation to become intrinsic to the creative process, as well as to the resulting final performance in its demand of the audience and its interactive recognition: creation/interpretation. Specific Objectives: a) To write a text summarizing the fundamental knowledge about performance from 1960 onwards. b) To reflect on and question the importance of vocal and stage performance based on artistic creation, through the preparation of an original show and its interpretative performance. c) To structure the pieces selected for a recital and connect them through an original monologue created by me for this purpose. d) To deepen theoretical and practical knowledge in order to evolve as a performer by gathering new knowledge. e) To apply the results of the research in the final Master's recital and integrate them into the Final Conclusion of the reflective work.porPerformanceCantoRecitalOriginalSingingChemins du Désir (musical): um estudo performativomaster thesis203853172