Carolino, Sérgio Fernando BernardoSilva, RomeuOliveira, Luís Miguel Figueiredo de2019-12-122019-12-122019-12-02http://hdl.handle.net/10400.22/15112O presente documento descreve todas as etapas, atividades e processos decorridos, ao longo do ano letivo 2018/2019 no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada e Projeto de Intervenção, essenciais para a obtenção do Mestrado em Ensino da Música, Instrumento – Tuba, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto. O trabalho divide-se em três capítulos: o primeiro contém a contextualização e caracterização da Academia de Música de Castelo de Paiva, onde foi realizada a prática de ensino supervisionada; o segundo onde podem ser consultadas tabelas de observação, planificações e reflexões de aulas e de todo o processo de estágio; e o terceiro, o projeto de intervenção desenvolvido. O gosto pelo trabalho em música de câmara aliado ao trabalho enquanto docente levaram à criação de dois agrupamentos – ensemble de metais e ensemble de tubas – como forma de compreender quais as implicações da prática regular de música de conjunto. Este projeto foi aplicado em ensembles da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, no ano letivo 2018/2019 e o plano de ação teve por base a metodologia de investigação-ação, tomando o professor um papel central do desenvolvimento do estudo.This document describes all the steps, activities and processes that took place during the school year 2018/2019 in the scope of Supervised Teaching Practice and Intervention Project, which are essential for obtaining the Master's Degree in Music Teaching, Instrument - Tuba, by the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Instituto Politécnico do Porto. The work is divided into three chapters: the first contains the contextualization and characterization of the Academia de Música de Castelo de Paiva where supervised teaching was performed; the second where observation tables, lesson plans and reflections can be consulted and the entire internship process; and the third, the intervention project developed. The passion for work in chamber music combined with work as a teacher led to the creation of two ensembles - brass ensemble and tuba ensemble - as a way of understanding the implications of regular ensemble music practice. This project was applied to ensembles of the Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, in the academic year 2018/2019 and the action plan was based on the action research methodology, taking the teacher a central role in the development of the study.porEnsino da músicaTubaMúsica de câmaraMotivaçãoMusic teachingChamber musicMotivationMúsica de câmara como fator de otimização da performance individual: a tuba em ensemblemaster thesis202331660