Paula Lopes, AnaBaptista Soares, FilomenaTeles Oliveira, CristinaRodrigues, Ana MariaTorres, CristinaLopes, Cristina2022-12-072022-12-072020http://hdl.handle.net/10400.22/21168Novas oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, currículos alternativos no ensino pré-universitário e políticas bastante “abertas” de acesso ao Ensino Superior (ES) têm potenciado, nas últimas décadas, o problema da falta de homogeneização de saberes e competências dos alunos “calouros” em Instituições de Ensino Superior (IES). Este problema torna-se avassalador quando se trata de unidades curriculares básicas "construtivas", como a Matemática ou a Estatística, em licenciaturas não matemáticas, em áreas como a Administração, Contabilidade ou Gestão. Esta é uma “luta” diária que os docentes destas unidades curriculares enfrentam ao tentarem falar de disciplinas mais avançadas a um público muito heterogéneo, com diferenças significativas na formação matemática, promovendo a participação de todos os alunos e evitando o abandono precoce de alguns . Neste sentido, Neste artigo serão apresentadas algumas dessas estratégias, desenvolvidas no Politécnico do Porto (P.PORTO) e baseadas na criação e utilidade dos materiais interativos de ensino e aprendizagem. Sentiu-se a real necessidade de inovar no processo de ensino-aprendizagem e a procura de um bom software de apoio, que permitisse desenvolver todos os materiais e implementar interações reais, culminou com a escolha do iSpring Suite 9. Este software é um poderoso kit de ferramentas de eLearning para PowerPoint que permite desenvolver cursos, videoaulas e avaliações de qualidade que funcionarão em qualquer desktop, laptop e plataforma móvel. Portanto, o uso do iSpring Suite 9 será descrito...engInovaçãoAprendizagem onlineTecnologiaEnsino superiorMateriais de aprendizagem interativosCreating interactive learning materials to promote statistical skills in higher educationjournal article10.21125/inted.2020.1155