Conceição, Marco Paulo BarbosaCabral, Inês SalselasLeitão, Daniel Oliveira Freire2024-01-032024-01-032023-11-23http://hdl.handle.net/10400.22/24385O seguinte projeto, desenvolvido ao longo do último ano do mestrado, pretende analisar e relatar o processo estratégico e metodológico, criativo e operacional na criação da sonoplastia realizada para a peça da Ópera Real – A Repetição do Fim do Mundo, encenada por António Durães. O objetivo fulcral foi ode tornar uma peça de ópera numa uma peça imersiva, levando os espetadores a sensações e a lugares distintos. A execução da peça foi apresentada a 12 de maio no Teatro Helena Sá e Costa (Porto), a 18 de maio na Casa das Artes de Famalicão (Famalicão) e a 22 de junho de 2023 no Coliseu Ageas do Porto. Um dos desafios propostos pelo encenador para a sonoplastia da Ópera era que esta tivesse a capacidade de se tornar numa experiência imersiva para a audiência através de momentos de intensidade e também com momentos de transição entre atos, que seriam conjugados em parceria como o departamento de Vídeo. Deste modo, foi feita uma pesquisa, que é documentada nos primeiros capítulos, sobre Design de Som, áudio 3D e tecnologias que contribuíram para a operacionalidade do espetáculo operático. Por fim, temos a descrição detalhada de como é que o projeto se foi desenvolvendo desde a sua pré-produção até à sua execução. Tendo especial foco na construção sonora para a ópera e no modo como o sistema de som foi implementado para ter um resultado de acordo com o objetivo delineado desde o início do projeto. Não esquecendo, as dificuldades sentidas durante o processo e reflexões que foram feitas após a execução do projeto. Este projeto veio a descobrir-se desafiante, tendo em consideração toda a complexidade que envolve criar a sonoplastia para uma peça de teatro. Sabendo as suas diferenças com o trabalho que é desenvolvido para o cinema ou para um meio de multimédia linear, este veio por outro lado a debloquear receios do que é o trabalho de som ao vivo e a descoberta de uma nova área onde o som pode ser manipulado e enaltecer o projeto, tornando-o único.This project, developed over the last year of the master's degree, aims to analyze and report on the strategic and methodological, creative, and operational process in creating the sound design for the production – "Ópera Real - The Repetition of the End of the World," directed by António Durães. The central objective was to transform an opera piece into an immersive experience, leading the audience to different sensations and places. The performance of the piece was presented on May 12th at the Teatro Helena Sá e Costa (Porto), on May 18th at the Casa das Artes de Famalicão (Famalicão), and on June 22, 2023, at the Coliseu Ageas in Porto. One of the challenges proposed by the director for the opera's sound design was for it to have the capacity to become an immersive experience for the audience through moments of intensity and transitions between acts, which would be combined in collaboration with the Video department. Thus, research was conducted, documented in the early chapters, on Sound Design, 3D audio, and technologies that contributed more as an inspiration to the operatic performance's operability. Finally, there is a detailed description of how the project evolved from its preproduction to execution, with a special focus on the sound construction for the opera and how the sound system was implemented to achieve the initially outlined objective. Not forgetting the challenges faced during the process and reflections made after the project's execution. This project proved to be challenging, considering all the complexity involved in creating sound design for a theater piece. Recognizing its differences from the work done for cinema or linear multimedia, it, on the other hand, unlocked fears about live sound work and the discovery of a new area where sound can be manipulated and enhance the project, making it unique.porÓperaDesign de somImersãoÁudio 3DSurroundOperaSound designImmersion3D AudioÓpera Real e a Repetição do Fim do Mundo - um contributo da sonoplastia e da espacialização sonoramaster thesis203440838