Duarte, Pedro2021-09-022021-09-022021Duarte, P. (2021). Por um currículo que nos una: uma reflexão educativa em tempos de covid 19. Saber & Educar, 1-12. doi:10.17346/se.vol29.398http://hdl.handle.net/10400.22/18285O presente texto é resultado de uma reflexão, no domínio dos estudos curriculares, impulsionada, pelo menos em parte, pela pandemia que marca o ano de 2020 e as suas consequências sociais e humanas. Deste modo, o trabalho assenta, essencialmente, em dois eixos. Inicialmente, procura-se apresentar o modo como a Covid-19 possibilitou uma consciencialização mais clara e evidente face a algumas das tendências sociais contemporâneas. Depois, partindo dessa discussão, e com uma influência direta da perspetiva de Reboul (2017), que defende «vale a pena ensinar o que une e o que liberta» (p.106), apresenta-se a ideia de ‘um currículo que nos una’. Tal enquadramento teórico, que se assume como incompleto, visa possibilitar uma outra forma de pensar o currículo, assente num comprometimento humano, social e éticoporCurrículoFinalidades educativasPandemiaPor um currículo que nos una: uma reflexão educativa em tempos de covid 19journal article10.17346/se.vol29.398