Costa, Jorge AlexandreBarros, Rosa MariaMelo, Ricardo Martins2021-10-262021-10-2620192019http://hdl.handle.net/10400.22/18796O projeto de investigação apresentado procura apresentar um estudo sobre a forma como a improvisação é trabalhada na disciplina de Formação Musical no universo do polo de estágio. Para entender melhor a improvisação como prática musical, foram abordadas algumas questões conceptuais acerca desta temática e o seu interesse enquanto conteúdo da disciplina de Formação Musical. Além deste foco, foram abordadas questões fundamentais para a prática docente, especificamente a observação, a planificação, a lecionação, a avaliação a reflexão. Este é um estudo de caracter qualitativo que cruza as informações sobre a improvisação presentes nas planificações trimestrais da disciplina de Formação Musical do polo de estágio, os testemunhos dos Docentes da disciplina da mesma instituição acerca da forma como integravam a improvisação nas suas práticas letivas e os diários de bordo elaborados durante a Prática Letiva relativos às experiências com a improvisação. Os resultados obtidos sugerem que há um maior foco na improvisação melódica nas práticas letivas por parte de todos os docentes e que todos estes consideram a improvisação como algo fulcral na formação dos músicos.This research project aims to present a study about how is improvisation taught in educational practices of Ear Training classes in the school where this paper’s internship occurred. To further understand improvisation as a musical practice, we have looked in its conceptual definition and its purpose as a subject in Ear Training’s curriculum. Besides this issue, there were addressed fundamental questions for the exercise of the teaching profession, such as observation, planification, teaching, evaluation and reflection. This study is of a qualitative nature and it triangulated the data regarding the improvisation activities gathered from the Ear Training’s quarterly planification, the testimonies gathered from the interviews done to this subject’s teachers about the way they teach improvisation and the researcher’s journal about his experiences teaching improvisation in his internship. The results suggests that there is a bigger focus in melodic improvisation in the teachers’ practices and that they all agreed that improvisation is indeed something meaningful in the musician’s educationporImprovisaçãoFormação musicalCriatividadeEnsino de músicaImprovisationEar trainingCreativityMusic educationA improvisação no contexto da disciplina de Formação Musicalmaster thesis202806189