Silva, Pedro Miguel de Abreu Faria daFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daCarneiro, LurdesFernandes, Cristina Manuela Ribeiro2017-07-252017-07-252017-07-11http://hdl.handle.net/10400.22/10132O presente trabalho consiste num relatório de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), e da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Pretende ser um relatório reflexivo acerca da minha prática pedagógica realizada na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave, sob orientação dos professores Pedro Silva (orientador), Sofia Lourenço (co-orientadora) e Lurdes Carneiro (cooperante). Por outro lado, este relatório abarca também um projeto de investigação intitulado “O estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referência”, realizado junto de alunos de fagote do curso instrumentista de sopros e percussão do ensino profissional, de modo a criar ferramentas pedagógicas de apoio ao estudo do contrafagote e ajudar o estudo dos alunos com sugestões de exercícios com base em excertos orquestrais. Partindo de uma abordagem metodológica sob a perspetiva de investigação-ação, foram realizados testes em contexto de sala de aula com 3 alunos do 10º ao 12º ano do curso instrumentista de sopros e percussão; assim como um inquérito a alunos de fagote. Após a respetiva recolha dos dados, foi realizada uma análise de âmbito qualitativo e quantitativo. Foi possível concluir que a realização dos excertos orquestrais com base em exercícios é exequível mesmo em alunos que estejam ainda numa fase inicial de abordagem ao instrumento, desenvolvendo competências necessárias para que no futuro estejam criadas condições para uma melhor qualidade da performance dos alunos.The present work consists of an internship report developed in the Master's Degree in Music Teaching at the Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) and the Escola Superior de Educação (ESE) at Porto Polytechnic Institute. It intends to be a reflective report about my pedagogical practice at ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave, under the teachers guidance of Pedro Silva (supervisor), Sofia Lourenço (cotutor) and Lurdes Carneiro (co-supervisor). On the other hand, this report also includes a research project entitled "The contrabassoon study in secondary education: pedagogical suggestions for the orchestral excerpts preparation", Carried out with wind instrument bassoon students and the vocational education percussion course, in order to create pedagogical tools to support the bassoon study and to help the students with suggestions based on orchestral excerpts exercises. Starting from a methodological approach under the action-research perspective, tests were carried out in a classroom context with 3 wind and percussion instrumentalist course students from the 10th to the 12th year; as well as a teacher and a bassoon student survey. After the respective data collection, a qualitative and quantitative analysis was carried out. It was possible to conclude that the orchestral excerpts performance based on exercises is doable even in students who are still in an initial instrument phase approach, developing the necessary competences to create future conditions for a better quality of students performance.porFagoteContrafagoteExcertos orquestraisMotivaçãoBassoonContrabassoonOrchestral excerptsMotivationO estudo do contrafagote no ensino secundário: sugestões pedagógicas para a preparação de excertos orquestrais de referênciamaster thesis201719754