Fernandes, Dárida MariaCosta, Ana Isabel Teixeira da2019-02-072019-02-0720182018http://hdl.handle.net/10400.22/12837O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento pretende apresentar e refletir sobre o que foi desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e a forma como esse percurso contribuiu para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. No decorrer da prática pedagógica, a mestranda adotou uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação, proporcionando assim a articulação de saberes e atitudes orientadoras, traduzindo-se em quatro fases: observação, planificação, ação e reflexão. A adoção desta atitude reflexiva e crítica foi fundamental para o desenvolvimento das aprendizagens. Salienta-se por isso o papel importante que a supervisão e a cooperação desempenharam ao longo deste processo, com o intuito de o melhorar. É de realçar também que, ao longo da PES, o par pedagógico tentou realizar tarefas que favorecessem as aprendizagens significativas e fossem ao encontro das necessidades e dos interesses dos estudantes. Com isso, pretendia-se despertar a motivação e o gosto pelas diferentes áreas de saber. A PES foi uma unidade curricular (UC) que permitiu experienciar os desafios da docência e o início da construção da identidade profissional.This Traineeship Report was prepared within the framework of the Supervised Teaching Practice (PES) course, inserted in the study plan of the Masters in Education of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of Mathematics and Natural Sciences of 2nd CEB. This document intends to present and reflect on what was developed during the Supervised Teaching Practice and how this course contributed to the personal and professional development of the Master. In the course of the pedagogical practice, the master student adopted an action-research methodology, thus providing the articulation of orienting knowledge and attitudes, translating into four phases: observation, planning, action and reflection. The adoption of this reflexive and critical attitude was fundamental for the development of learning. The important role that supervision and co-operation played during this process, with the aim of improving it, is therefore highlighted. It should also be noted that throughout the ESP the pedagogical pair attempted to accomplish tasks that favored meaningful learning and meeting the needs and interests of students. With this, it was intended to awaken the motivation and the taste for the different areas of knowledge. The PES was a curricular unit (UC) that allowed to experience the challenges of teaching and the beginning of the construction of the professional identity.porPrática de ensino supervisionadaDesenvolvimento pessoal e profissionalInvestigação-AçãoReflexãoSupervised teaching practicePersonal and professional developmentResearch-ActionReflectionRelatório de estágio. O eterno desafio de Ensinar a Aprender e de Aprender a Ensinar!master thesis202165590