Oliveira, InêsSerrão, CarlaPinto, Márcia Gomes2025-08-202025-08-2020252025http://hdl.handle.net/10400.22/30310O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular anual Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, para obtenção do grau de mestre pela Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Este documento reúne um conjunto de dimensões reflexivas e descritivas acerca das experiências vividas pela professora em formação, bem como os pressupostos teóricos e legais que sustentam o trabalho realizado. Num contexto cada vez mais digital e tecnológico, em que a desinformação deturpa a verdade, pareceu ser urgente recuperar o que é tangível: o pensamento crítico e as emoções que conferem humanidade às pessoas. Assim, foi de forma natural que surgiu a ideia do tema do presente Relatório, que articula a prática docente com a leitura mediada de textos literários, encarados como uma ferramenta de alfabetização emocional. A inteligência emocional é, neste âmbito, potenciadora de processos cognitivos cerebrais que promovem a atenção e impactam a compreensão leitora. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, foi permitido à professora em formação aprimorar estratégias de ensino, adaptar a teoria à prática em contexto real e familiarizar-se com o ambiente escolar. Desta experiência resultou um projeto investigativo, em que se recorreu à metodologia Investigação-Ação, procurando aferir a possível correlação entre atenção plena, compreensão leitora e inteligência emocional. Este projeto não só contribuiu para o desenvolvimento de estratégias que visam o aperfeiçoamento da compreensão leitora, como abre caminho para futuras pesquisas.This Internship Report was developed within the scope of the annual Curricular Unit Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, to obtain the master's degree from the Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. This document brings together a set of reflective and descriptive dimensions about the experiences lived by the teacher in training, as well as the theoretical and legal assumptions that support the work carried out. In an increasingly digital and technological context, in which misinformation distorts the truth, it seemed urgent to recover what is tangible: critical thinking and the emotions that give people humanity. Thus, it was natural that the idea for the theme of this Report arose, which links teaching practice with the mediated reading of literary texts, seen as a tool for emotional literacy. In this context, emotional intelligence enhances cognitive brain processes that promote attention and impact reading comprehension. During the Supervised Teaching Practice, the student teacher was able to improve teaching strategies, adapt theory to practice in a real context and familiarize herself with the school environment. This experience resulted in an investigative project, which used the Action-Research methodology, seeking to assess the possible correlation between mindfulness, reading comprehension and emotional intelligence. This project not only contributed to the development of strategies aimed at improving reading comprehension, but also paves the way for future research.porPrática de ensino supervisionadaInteligência emocionalCompreensão leitoraDocênciaInvestigação-açãoSupervised teaching practiceEmotional intelligenceReading comprehensionTeaching practiceAction researchA docência e a compreensão leitora – um processo emocionalmaster thesis203997778