Vieira, Vítor Macedo AntunesNeves, ÂngelaDantas, ArianaCordeiro, SusanaJerónimo, Guilherme Bispo2024-09-032024-09-032024-07-10http://hdl.handle.net/10400.22/25891Ao longo do percurso escolar musical, os alunos deparam-se com situações onde se sentem dependentes do professor, desmotivados e sós no ambiente escolar e musical. Este trabalho aborda a prática de ensino supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música e propõe um conceito de aulas de grupo – Oficina do Violino e Aulas de Performance. Este conceito de aulas de grupo objetiva a promoção da aprendizagem colaborativa para efeitos de emancipação pessoal, isto é, promoção de pensamento crítico, motivação e autonomia.Throughout their musical school career, students are faced with situations where they feel dependent on their teacher, unmotivated and alone in the school and musical environment. This work addresses supervised teaching practice, within the scope of the Master’s Degree in Music Teaching and suggests a new concept of group classes – Violin Workshop and Performance Class. This concept of group classes aims to promote collaborative learning for the purposes of personal emancipation, in other words, promoting critical thinking, motivation and autonomy.porMestrado em ensino da músicaConservatório de Música do PortoRelatório de estágioOficina do violinoAula de performanceAprendizagem colaborativaMotivaçãoAutonomiaMaster's degree in music teachingPorto’s Conservatory of MusicInternship reportViolin workshopPerformance classCollaborative learningMotivationAutonomyOficina do violino e aula de performance: conceitos de emancipação individual e de grupo dentro de uma classemaster thesis203682610