Costa, Alexandra R.Caldeira, Amélia2024-11-052024-11-052024Costa, A.R., & Caldeira, A. (2024). Da aprendizagem ao sucesso académico: A perspetiva dos estudantes do Ensino Superior. In A. R. Costa, A. Caldeira, C. Marinho-Araujo, & L. S. Almeida (Eds.), Sucesso Académico no Ensino Superior (pp. 119-135). ADIPSIEDUC978-989-99517-4-7http://hdl.handle.net/10400.22/26332(Excerto introdução) A aprendizagem é o maior determinante do desenvolvimento humano. A forma como aprendemos influencia o curso do nosso desenvolvimento pessoal, profissional e social (Kolb & Kolb, 2005). Ainda que aprendizagem e ensino possam ser fenómenos perfeitamente dissociáveis, a aprendizagem formal, em contexto escolar, resultante da relação estabelecida entre professore aluno assume considerável importância atendendo a que consiste na resposta planeada às exigências do próprio processo de aprendizagem (Santos, 2001). No ensino superior (ES) o estudo da aprendizagem não poderá ser dissociado da fase de desenvolvimento do estudante. O ingresso no ES acontece habitualmente numa fase de entrada do estudante na vida adulta e, como tal, acompanhada por processos de desenvolvimento social e emocional com interferência na vida do estudante e na forma como este se envolve na aprendizagem (Almeida et al., 2018). Confrontado com diferentes métodos de ensino, novos contextos, necessidade de aquisição de competências que lhe permitam fazer face às mudanças a que está sujeito e com a gestão das suas próprias expectativas frequentemente demasiado elevadas, muitos estudantes sentem necessidade de fazer alterações e adaptações ao seu próprio processo de aprendizagem (Almeida et al., 2018; Costa et al., 2016). Face a estas necessidades, os estudantes desenvolvem várias abordagens à aprendizagem, intimamente associadas às condições do contexto em que estão integrados.porMétodos de ensinoAquisição de competênciasEnsino superiorDa aprendizagem ao sucesso académico: A perspetiva dos estudantes do Ensino Superiorbook part