Santos, Miguel Augusto Meneses da SilvaGomes, Catarina Brazão2024-02-212024-02-2120212021http://hdl.handle.net/10400.22/25043Em Portugal, o número de estudantes surdos que ingressam no Ensino Superior tem vindo a aumentar. No entanto, apesar do possível acompanhamento de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, continuam a debater-se com barreiras na compreensão e aprendizagem dos conteúdos lecionados ao longo do curso. Este projeto, de índole exploratória, tem como propósito contribuir para um melhor conhecimento dos métodos e estratégias utilizados pelos estudantes surdos. Assim, recorrendo à adaptação do Inventário de Abordagens e Competências de Estudo (ASSIST-versão reduzida) para Língua Gestual Portuguesa, recolhemos respostas de 23 estudantes surdos que frequentam o ensino superior em Portugal. Assim, neste estudo procuramos identificar os métodos de estudo dos alunos surdos que frequentam o Ensino Superior e também determinar se os métodos e estratégias de estudos que estes estudantes utilizam se relacionam com o seu sucesso académico. Os resultados desta investigação indicam que os estudantes surdos têm uma abordagem superficial e estratégica ao estudo. Em relação às abordagens ao estudo e o desempenho académico, foi possível verificar uma correlação positiva apenas entre a abordagem profunda e o desempenho académico, dando a indicação de que os estudantes que mais valorizam aquela abordagem têm mais perceção do sucesso no seu percurso académico.In Portugal, the number of deaf students entering Higher Education has been increasing. However, despite the possible accompaniment of Portuguese Sign Language Interpreters, they continue to struggle with barriers in understanding and learning the contents taught throughout the course. This exploratory project aims to contribute to a better knowledge of the methods and strategies used by deaf students. Thus, using the adaptation of the Study Approaches and Skills Inventory (ASSIST-reduced version) for Portuguese Sign Language, we collected responses from 23 deaf students who attend higher education in Portugal. Thus, in this study, we seek to identify the study methods of deaf students who attend Higher Education and determine whether the study methods and strategies that these students use are related to their academic success. The results of this investigation indicate that deaf students have a superficial and strategic approach to study. Regarding the approaches to study and academic performance, it was possible to verify a positive correlation only between the in-depth approach and academic performance, indicating that the students who most value that approach have a greater perception of success in their academic path.porAbordagens ao estudoAlunos surdosEnsino superiorEstratégias e métodos de estudoApproaches to studyDeaf studentsUniversity educationStudy strategies and methodsAs abordagens ao estudo dos estudantes surdos no Ensino Superiormaster thesis203534344