Durães, António Alberto Calçada MirandaOliveira, Cláudia Marisa Silva deFernandes, Sofia Príncipe dos Santos Sá2016-12-282016-12-282016-11-05http://hdl.handle.net/10400.22/9010O monólogo constitui um ponto alto no percurso artístico de um actor e, não obstante, nem todos os actores escolhem interpretá-lo e os que o fazem contam, muitas vezes, com uma experiência profissional já consolidada. Recorrendo ao tema das emoções para investigar o fenómeno, identificamos e quantificamos as emoções sugeridas pela ausência de contracena e ainda pela carga emotiva dos assuntos abordados - no caso, o Universo Feminino. Delineada como pesquisa transversal de abordagem qualitativa, a observação directa e participante vale-se então da interpretação de um monólogo e da criação de um texto original para o efeito. No decorrer do estudo, a vivência pessoal e subjectiva do pesquisador não consegue dar origem a um resultado definitivo mas é responsável por acrescentar os conceitos - público e crítica - à discussão. O público enquanto elemento de contracena e enquanto formador de opinião ou crítica. E de facto, já no final do processo, conclui-se que a questão da crítica, seja a do público ou a autocrítica, tem um impacto preponderante no comportamento dos actores e é precisamente na forma como lidam emocionalmente com essa questão que encontramos a resposta ao problema.The monologue is a high point in the artistic career of an actor, and yet, not all actors choose to interpret it and those that do, often have a consolidated professional experience already. Using emotions as the theme to investigate the phenomenon, we identify and quantify the emotions suggested by the absence of co-actors and also by the emotional charge of the subjects - in this case, the female universe. Designed as a cross-sectional research with a qualitative approach, the direct and participant observation is made through the interpretation of a monologue and the creation of an original text for the purpose. During the study, personal and subjective experiences of the researcher did not give a definitive result but are responsible for adding the concepts - public and review - to the discussion. The public can be an integrated element and opinion-maker or critic. And indeed, at the end of the process, it is concluded that the criticism, either from the public or self-criticism, have a major impact on the behavior of actors and it is precisely how we deal with this issue emotionally that we find the answer to the problem.porMonólogoEmoçõesContracenaPúblicoCrítica(Construção) PersonagemRelação autora/encenadora - actrizFemininoMonologueEmotionsCo-actorsPublicCritic(Construction) CharacterRelationship author/director - actressFemaleÀ flor da pele: interioridades de um monólogomaster thesis201486040