Pereira, JosielSimão, José P. SchardosimSilva, Isabela Nardi daMota Alves, João Bosco daSilva, Juarez Bento daAlves, Gustavo R.2018-10-032018-10-032018-061984-4751http://hdl.handle.net/10400.22/12028(SITED 2018) - VII– Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias EducacionaisPráticas em laboratórios são essenciais no ensino de engenharia, uma vez que permitem que estudantes aprendam de forma eficaz e desenvolvam habilidades indispensáveis para seu futuro como profissionais na área. Estes tipos de práticas têm atreladas a si uma série de fatores, como custos e infraestrutura que dificultam sua disponibilização. Em contraponto, laboratórios remotos tem potencial para possibilitar práticas laboratoriais de uma maneira eficiente e com custos menores comparando com laboratórios tradicionais. Atualmente percebe-se um crescimento na implementação destas soluções em diversas áreas nas quais faz necessário conhecimentos práticos. Este é o caso do laboratório remoto VISIR, ferramenta que possibilita a realização de práticas relacionadas a conteúdos de aula relacionados à temática de circuitos elétricos e eletrônicos. Devido às vantagens que este tipo de tecnologia oferece, esta tem sido replicada e implantada em diversas instituições. O presente trabalho visa apresentar um relato de instalação e utilização de uma instância do laboratório remoto VISIR junto a recursos desenvolvidos para facilitar sua utilização. Esta instalação proporcionou uma compreensão maior sobre o funcionamento da plataforma bem como possíveis aplicações da mesma, além de demonstrar a flexibilidade em relação aos níveis de ensino que a ferramenta pode ser utilizada, bem como os conteúdos que podem ser abordados.porRemote labsVISIREngineering educationImplantação e Utilização do Laboratório Remoto VISIR em Instituições de Ensino Técnico, Tecnológico e Superiorjournal article