Lima, Ana Patrícia Pinto dePereira, Rita Isabel Cardoso2019-03-302019-03-302018-12-18http://hdl.handle.net/10400.22/13273Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)Com a constante evolução de um mundo cada vez mais tecnológico, as empresas procuram todas as oportunidades para dar aos clientes o maior nível de satisfação, que os faça sentirem-se bem no seu quotidiano. A temática do envolvimento do consumidor que interfere com o futuro das empresas e clientes veio procurar conhecer a intensidade da interação entre estes dois mundos, permitindo a criação de conhecimentos/conteúdos vantajosos para o consumidor e empresa. A chegada das redes sociais alterou a forma como as marcas interagem com o mercado, trazendo vantagens no que toca à aproximação de ambos. O Instagram sendo uma plataforma digital de forte alcance e conteúdo visual, dá às marcas a oportunidade de motivarem os clientes com as suas funcionalidades. Um maior envolvimento do consumidor pode ser estimulado por motivações, originárias da Teoria da Autodeterminação, que levam os consumidores a interagirem com as marcas, através de entretenimento, autoexpressão, socialização, obtenção de informação e/ou remuneração. Este trabalho pretende analisar em que medida as motivações para participar em atividades nas redes sociais por parte dos consumidores, influenciam o envolvimento destes com as marcas do setor de vestuário e acessórios no Instagram. Para esta análise, foi utilizada uma metodologia de investigação quantitativa, que resultou na análise estatística e discussão de resultados, suportada anteriormente por uma base teórica. O estudo realizado é baseado num questionário e permitiu a obtenção de uma amostra de 307 respostas. Foi possível perceber que, o que motiva realmente os consumidores é a obtenção de informação/conhecimento, principalmente como forma de acompanhamento das tendências. É ainda relevante referir que, os consumidores preferem participar em atividades de contribuição que os envolva de forma moderada com as marcas, existindo uma relação positiva entre a teoria da autodeterminação e o envolvimento do consumidor no Instagram das marcas de vestuário e acessórios.Com a constante evolução de um mundo cada vez mais tecnológico, as empresas procuram todas as oportunidades para dar aos clientes o maior nível de satisfação, que os faça sentirem-se bem no seu quotidiano. A temática do envolvimento do consumidor que interfere com o futuro das empresas e clientes veio procurar conhecer a intensidade da interação entre estes dois mundos, permitindo a criação de conhecimentos/conteúdos vantajosos para o consumidor e empresa. A chegada das redes sociais alterou a forma como as marcas interagem com o mercado, trazendo vantagens no que toca à aproximação de ambos. O Instagram sendo uma plataforma digital de forte alcance e conteúdo visual, dá às marcas a oportunidade de motivarem os clientes com as suas funcionalidades. Um maior envolvimento do consumidor pode ser estimulado por motivações, originárias da Teoria da Autodeterminação, que levam os consumidores a interagirem com as marcas, através de entretenimento, autoexpressão, socialização, obtenção de informação e/ou remuneração. Este trabalho pretende analisar em que medida as motivações para participar em atividades nas redes sociais por parte dos consumidores, influenciam o envolvimento destes com as marcas do setor de vestuário e acessórios no Instagram. Para esta análise, foi utilizada uma metodologia de investigação quantitativa, que resultou na análise estatística e discussão de resultados, suportada anteriormente por uma base teórica. O estudo realizado é baseado num questionário e permitiu a obtenção de uma amostra de 307 respostas. Foi possível perceber que, o que motiva realmente os consumidores é a obtenção de informação/conhecimento, principalmente como forma de acompanhamento das tendências. É ainda relevante referir que, os consumidores preferem participar em atividades de contribuição que os envolva de forma moderada com as marcas, existindo uma relação positiva entre a teoria da autodeterminação e o envolvimento do consumidor no Instagram das marcas de vestuário e acessórios.porEnvolvimneto do consumidorCOBRATeoria da auto-determinaçãoInstagramVestuário e acessóriosSelf- determination theoryClothing industry and accessoriesConsumer engagementAs motivações e o envolvimento do consumidor com as marcas do setor vestuário e acessórios - a influência do Instagrammaster thesis202207501