Castro, Ana Mafalda de Brito e Cunha Leite dePupo Avila, YenisSousa, Catarina Isabel Maia2018-11-272018-11-272018-11-14http://hdl.handle.net/10400.22/12292A presente dissertação surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Ensino da Música especialização Cravo que foi efectuada no ano lectivo 2017/2018 na Escola de Música da Póvoa de Varzim. Encontra-se dividida em três capítulos: o primeiro intitulado “Guião de Observação da Prática Musical” onde sumariamente se aborda a história da instituição, oferta formativa, objectivos, protocolos, membros da direcção, docentes, disciplinas, audições e masterclasses, bem como a descrição da sala de cravo, classe de cravo e critérios de selecção e ainda uma pequena descrição dos alunos do estágio; o segundo capítulo intitulado “Prática de Ensino Supervisionada” onde se planifica e apresenta o ano lectivo, um cronograma, as aulas observadas, os conteúdos desenvolvidos, as planificações, as aulas assistidas, o Intercâmbio entre as classes de cravo da Escola de Música da Póvoa de Varzim e o Conservatório do Porto e uma reflexão crítica das diferenças de currículo entre as escolas bem como tópicos importantes e reflexões críticas das observações realizadas durante o estágio e o mestrado, finalizando esta secção com algumas sugestões de estratégias de estudo; por fim, o último capítulo intitulado “Projecto de Intervenção – Consciência Corporal” onde se fará uma identificação da problemática, objectivos, fundamentação teórica falando da consciência corporal na música, em técnicas, nomeadamente a Alexander, sugerindo-se a partir de tudo isto estratégias de acção como por exemplo alguns exercícios de alongamento e pequenos exercícios e sugestões para cravistas baseados na componente prática das observações do estágio e de duas actividades desenvolvidas pela professora Ana Mafalda Castro: a IV Academia Júnior de Música Barroca e uma Masterclasse de Consciência Corporal desenvolvido na escola de estágio. A partir da análise e reflexão de todo este capítulo, surgem resultados e conclusões.The present essay follows the Supervised Teaching Practice belonging to the Harpsichord Teaching Master that was carried out in the academic year 2017/2018 in Póvoa de Varzim’s Music School. It is divided into three chapters: the first one entitled "Observation Guide to Musical Practice", which briefly covers the history of the institution, its training, objectives, protocols, members of management, teachers, subjects, auditions and masterclasses, description of the harpsichord room, harpsichord class, student selection criteria as well as a short description of the internship’s students; the second chapter entitled "Supervised Teaching Practice", where the school year is planned and presented, the year schedule, the observed classes, the content developed by the students, the classes planning, the supervised classes, the exchange between the harpsichord classes of Póvoa de Varzim’s Music School and Oporto Music Conservatory as well as a critical comment on curricula differences between schools in addition to important topics and critical comments of the observations made during the internship and the master's degree, closing this section with some suggestions on study strategies; Finally, the last chapter entitled "Intervention Project - Body Awareness” where it’s made an an identification of the problem, presented the objectives, theoretical foundation speaking of body awareness in music, techniques, for example the Alexander Technique, suggesting from this action strategies like for example some stretching exercises and little exercises and suggestions from harpsichordists based on the practical component of the apprenticeship and the two activities developed by teacher Ana Mafalda Castro: the IV Junior Baroque Music Academy and the Body Awareness Masterclass. From the analysis and reflection of this chapter, results and conclusions.porEnsino do cravoConsciência corporalPostura corporalEscola de Música da Póvoa de VarzimAcademia Júnior de Música BarrocaHarpsichord teachingBody awarenessBody posturePóvoa de Varzim Music SchoolJunior Baroque Music AcademyConsciência corporal na música: breve abordagem sobre a sua importância no ensino do cravomaster thesis202029549