Chaminé, Helder Gil Iglésias de OliveiraPAIS, HUGO DE ALMEIDA PINTO2025-11-142025-11-142025-09-22http://hdl.handle.net/10400.22/30909A presente dissertação tem como objectivo documentar a acção da fiscalização técnica na construção do túnel de via dupla na cidade do Porto entre a Praça da Galiza e a Casa da Música (Linha G, Metro do Porto), com ênfase na gestão prática das interfaces entre fases. Os capítulos I e II estabelecem o enquadramento e os objectivos do trabalho, sintetiza o estado da arte dos métodos de tunelação (com destaque para o New Austrian Tunneling Method (NATM) em meio urbano), e define a abordagem adoptada: descrição operacional suportada por procedimentos, Planos de Inspeção e Ensaio e observação contínua em obra. Os capítulos seguintes caracterizam caracterização do contexto geológico-geotécnico e de concepção construtiva, apresentando o caso de estudo propriamente dito, no qual se acompanha a sequência: tratamentos – escavação – suporte – limpeza – regularização – impermeabilização - revestimento definitivo. No que se refere ao revestimento definitivo é descrito o ciclo por troços com carro de cofragem/betonagem (preparação, montagem, enchimento progressivo, vibração e descofragem) e as respectivas verificações. As considerações finais salientam que a presença contínua da fiscalização, combinada com registos padronizados e decisões proporcionais ao risco, permite antecipar e proteger a integridade da estrutura componente do túnel. A articulação fiscais de frente de obra — fiscalização engenheiros de frente — Projectista mostrou ser eficaz sempre que havia canais de decisão curtos.This dissertation aims to document the technical supervision of the construction of the doubletrack tunnel in Porto city between Galiza Square and Casa da Música (Line G, Porto Metro), with an emphasis on the practical management of the interfaces between phases. Chapters I and II establish the framework and objectives of the work, summarize the state of the art of tunneling methods (with emphasis on the New Austrian Tunneling Method (NATM) in urban areas), and define the approach adopted: operational description supported by procedures, Inspection and Testing Plans, and continuous observation on site. The following chapters characterize the geologicalgeotechnical context and construction design, presenting the case study itself, which follows the sequence: treatments — excavation — support — cleaning — regularization — waterproofing, and final lining. Regarding the final lining, the cycle is described in sections, including formwork/concrete pouring (preparation, assembly, progressive filling, vibration, and formwork removal), as well as the respective checks. The concluding remarks highlight that continuous supervision, combined with standardized records and risk-based decisions, enables the integrity of the tunnel structure to be anticipated and protected. The coordination between frontline supervisors, frontline engineers, and tunnel designers proved to be effective whenever there were short decision-making channels.porNATMMetro do PortoFiscalizaçãoControlo de QualidadeTúnelPorto metroInspectionQuality controlTunnelAcompanhamento e fiscalização de infraestruturas subterrâneas: Um caso de estudoMonitoring and inspection of underground infrastructure: A case studymaster thesis204033527