Melo, Ricardo Manuel Coelho deResende, Jorge Miguel Almeida2025-01-092024-11-25http://hdl.handle.net/10400.22/27061O metaverso impulsionado pela rápida evolução das tecnologias imersivas de realidade virtual e aumentada, está a transformar como os consumidores interagem com as marcas e consomem os seus bens e serviços. Apesar de dados mostrarem que globalmente o volume de mercado do metaverso está aumentar, em Portugal existem poucos dados e estudos que explorem esta tecnologia emergente. A escassez de dados relacionado com o conhecimento dos consumidores e profissionais, sobre o metaverso e a perceção que estes tem sobre as mais valias e desafios, cria uma lacuna importante de informação, útil para empresas e marketeers, que este estudo pretende colmatar. Este estudo tem assim como objetivo examinar a perceção que os consumidores portugueses e profissionais da área de marketing e metaverso portugueses têm do metaverso, identificando as principais vantagens e barreiras à sua adoção. Foi aplicada uma metodologia de investigação mista que consistiu na combinação de um questionário à população portuguesa (N=102), com entrevistas semi-estruturadas a profissionais (N=6) e consumidores (N=4). Com os dados obtidos da investigação mista, o estudo revela, que a maioria da população afirma saber o que é o metaverso e reconhece o seu potencial para revolucionar setores chave da sociedade, tal como saúde e bem-estar, entretenimento e e-commerce. No entanto, existem barreiras significativas, com especial impacto nas gerações mais velhas, que impedem uma adoção massificada a estas novas tecnologias, tais como o elevado custo com os equipamentos associados ao metaverso e a segurança e privacidade de dados. Para contrariar estas barreiras será necessários superar os desafios tecnológicos e reduzir a iliteracia digital, ainda muito presente na realidade portuguesa.The metaverse, driven by the rapid evolution of immersive virtual and augmented reality technologies, is transforming how consumers interact with brands and consume their goods and services. Despite data showing that globally the market volume of the metaverse is increasing, in Portugal there is little data and few studies exploring this emerging technology. The lack of data related to the knowledge of consumers and professionals about the metaverse, as well as their perception of its benefits and challenges, creates a significant information gap, valuable for companies and marketers, which this study aims to fill." So, this study aims to examine the perception that Portuguese consumers and marketing and metaverse professionals have of the metaverse, identifying the main advantages and barriers to its adoption. A mixed research methodology was applied, consisting of a combination of a questionnaire to the Portuguese population (N=102), with semi-structured interviews with professionals (N=6) and consumers (N=4). With the data obtained from the mixed research, the study reveals that most of the population claims to know what the metaverse is and recognizes its potential to revolutionize key sectors of society, such as health and well-being, entertainment, and e-commerce. However, significant barriers, with a particular impact on older generations, prevent mass adoption of these new technologies, such as the high cost of equipment associated with the metaverse and data security and privacy. To overcome these barriers, it will be necessary to overcome the technological challenges and reduce digital illiteracy, which is still very present in the Portuguese reality.porMetaversoMundos virtuaisRealidade virtualRealidade aumentadaRealidade alargadaImersivoTecnologiaMetaverseImmersiveTechnologyVirtual worldsAugmented realityVirtual realityExtended realityMetaverso em Portugal: barreiras, oportunidades e impacto nos padrões de consumomaster thesis203772261