Alves, SílviaDuarte, Joana Isabel da Silva2025-02-182025-02-1820242024http://hdl.handle.net/10400.22/29556Este estudo aborda os desafios enfrentados por crianças em idade pré escolar no desenvolvimento da comunicação e da linguagem, agravados pela pandemia de COVID 19 e pelo uso crescente de dispositivos eletrónicos. O confinamento e o ensino à distância limit aram as oportunidades de interação social essenciais para o desenvolvimento linguístico e o uso excessivo de ecrãs também foi identificado como um fator que contribui para atrasos na linguagem. O estudo envolveu um grupo do ensino pré escolar composto por 20 crianças 3 a 5 anos )), das quais seis apresentavam dificuldades na comunicação e na linguagem. Foi implementado um programa de intervenção ao longo de 12 sessões, de janeiro a maio 2024 , com o objetivo de estimular competências de comunicação e linguage m . Os efeitos da intervenção foram avaliad o s através da "Grelha de Observação do Desenvolvimento Pré Escolar para Educadores" (GODPE) (antes e após a intervenção). Além disso, o relato do fim de semana, a sequencialização de histórias, e a sequencialização narrativa, d os alunos que apresentavam maior comprometimento nas competências linguísticas, foram avaliadas em três momentos ao longo da intervenção. Os resultados revelaram melhorias significativas nas crianças, especialmente nas que apresentavam maiore s desafios , sugerindo a importância de oferecer apoio contínuo e individualizado e de adaptar as atividades às necessidades individuais para promover o progresso no desenvolvimento linguístico das crianças . As estratégias nomeadamente a prática na formação de frases, a correção de erros de articulação e a orientação na organização temporal das narrativas, devem fazer parte da rotina dos educadores .This study addresses the challenges faced by preschool children in developing communication and language, aggravated by the COVID 19 pandemic and the increasing use of electronic devices. Lockdowns and distance learning have limited opportunities for social interaction, essential for language development as well as excessive screen use being also identified as a contributing factor to language delays. T he study involved 20 children between (3 and 5 years old), six of whom had difficulties in communication and language. An intervention program was implemented for over 12 sessions, from January to May 2024, with the aim of stimulating communication and lin guistic skills. The effects of the intervention were assessed using the "Preschool Development Observation Grid for Educators" (GODPE), (before and after the intervention). In addition, the weekend report, story sequencing and narrative sequencing of stude nts with greater impairment in language skills were assessed at three time points throughout the intervention. The results revealed significant improvements in the children, especially those who presented greater challenges, suggesting the importance of pr oviding continuous and individualized support and adapting activities to individual needs to promote progress in children's linguistic development. The strategies used, namely practice in sentence formation, correction of articulation errors and guidance i n the temporal organization of narratives, should be part of the educators' routine.porDesenvolvimento da linguagemPandemiaUso de ecrãsIntervenção educativaCompetências linguísticasEducação pré escolarLanguage developmentPandemicScreen useEducational interventionLinguistic skillsPreschool education.Competências de Comunicação e Linguagem: programa aplicado a um grupo pré-escolarmaster thesis203896165