Dias Graça, Vânia GabrielaQuadros-Flores, Paula2025-07-212025-07-212024Graça, V. & Quadros-Flores, P. (2024). Incorporação da realidade aumentada em processos de aprendizagem ativa: desafios e olhares de professores estagiários. Revista Indagatio Didactica, 16(4), 161-178. https://doi.org/10.34624/id.v16i4.376661647-3582http://hdl.handle.net/10400.22/30232A Realidade Aumentada (RA) promove a interação do mundo físico com o digital pela ação do interlocutor, pelo que pode ser potenciadora de uma aprendizagem ativa. O presente artigo está integrado no Projeto IFITIC “Inovar com TIC na Formação Inicial docente para promover a renovação metodológica na Educação Pré-escolar e no 1.º e 2.º CEB” e envolveu estudantes em situação de estágio em mestrados de ensino. Tem como objetivo geral perceber os contributos da incorporação de recursos da RA no contexto de metodologias ativas, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), focando-se no design pedagógico da integração da ferramenta e no seu impacto na participação, motivação, resultados (saberes e competências), através da análise de quatro narrativas reflexivas dos professores estagiários. Trata-se de um estudo realizado numa turma de 1.º ano e duas de 3.º anos de escolaridade, de dois agrupamentos de escolas do distrito do Porto. Recorreu-se à metodologia qualitativa, mais especificamente à análise de conteúdo das narrativas reflexivas. Verificou-se que a integração da ferramenta na prática educativa desafiou os professores estagiários no domínio técnico e pedagógico, aumentou a participação da criança na construção da sua aprendizagem, a sua motivação e atenção, além de que fomentou o desenvolvimento de capacidades de literacia digital e outras competências para a formação do cidadão de amanhã.Augmented reality promotes the interaction of the physical world with the digital world through the actions of the interlocutor, which is why it can promote active learning. This article is part of the IFITIC Project ‘Innovating with ICT in Initial Teacher Training to promote methodological renewal in Pre-school Education and in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education’ and involved students on teaching master’s programmes. Its general aim is to understand the contributions of incorporating augmented reality resources in the context of active methodologies in the 1st Cycle of Basic Education (CEB), focusing on the pedagogical design of the tool’s integration and its impact on participation, motivation and results (knowledge and skills), by analysing four reflective narratives by trainee teachers. This is a study carried out in one 1st grade class and two 3rd grade classes from two school groups in the district of Porto. Qualitative methodology was used, specifically content analysis of the reflective narratives. It was found that integrating the tool into educational practice challenged the trainee teachers in the technical and pedagogical fields, increased the children’s participation in the construction of their learning, their motivation and attention, as well as fostering the development of digital literacy skills and other competences for training tomorrow’s citizens.porAprendizagem ativaNarrativa reflexivaRealidade aumentada1.º CEBIncorporação da realidade aumentada em processos de aprendizagem ativa: desafios e olhares de professores estagiáriosIncorporating augmented reality into active learning processes: challenges and views of trainee teachersjournal articlehttps://doi.org/10.34624/id.v16i4.37666