Araújo, Maria José2018-01-312018-01-312016Araújo, Maria José (2016). "O que as palavras querem dizer" in Ei! Estudar, Investigar e Intervir.Porto: Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto. ISBN: 978-972-8969, pp. 22-44.978-972-8969http://hdl.handle.net/10400.22/10887As formas de acesso ao ensino superior – através do concurso nacional (contingente geral ou contingentes especiais) ou de concursos locais ou especiais, ou, ainda, através de reingresso ou transferência de curso – são fatores de diferenciação em relação ao conceito e à prática estudantil. Como é normal, os estudantes que frequentam o ensino técnico-profissional revelam representações e expetativas distintas das que expressam os que frequentaram a área científico-natural ou humanística. Este estudo confirma, efetivamente, que é capital ter em conta que estamos perante atores sociais que tiveram experiências académicas e de vida diferentes, com professores e grupos de pares específicos, os quais marcaram e influenciaram de forma variada as suas representações e expetativas. Também os percursos, as exigências familiares (e as diferentes valorizações da experiência educativa escolar), ou a sua ausência, assim como a classe social de pertença, revelam, de acordo com este estudo, uma influência sobre a forma como os estudantes absorvem e/ou interpretam e aderem à cultura académica.porO que as palavras querem dizerbook part