Faias, Joaquim Manuel VenturaAlexandrino, Ana Manuela Ferreira da SilvaGonçalves, Maria João MoreiraCosta, Pedro SilvaRua, Sandra2023-02-142023-02-142021Faias, J. M. V., Alexandrino, A. M. F. da S., Gonçalves, M. J. M., Costa, P. S., & Rua, S. M. (2021). Desenvolvimento de casos clínicos para práticas de simulação em contexto pedagógico [Comunicação oral]. Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21, Porto.978-972-8688-97-4http://hdl.handle.net/10400.22/22286Nos últimos anos, tem se verificado um grande investimento no apoio a práticas pedagógicas de simulação na educação. Em Portugal, este recurso permanece ainda pouco implementado. A simulação pode ser definida como “”uma técnica que cria uma situação ou ambiente que permite às pessoas experimentarem uma representação de um evento real para a finalidade da prática, aprendizagem, avaliação, teste ou para desenvolver uma compreensão de sistemas ou ações humanas””. A criação do ESSim pretende, entre outros objetivos, desenvolver recursos e competências entre os docentes de diferentes áreas de formação, para a utilização de simulações na educação clínica dos futuros profissionais de saúde. Constituiu-se um grupo de trabalho para a construção de situações clínicas considerando: competências a desenvolver no estudante; casuística que permita interdisciplinaridade; necessidade de um conjunto de perfis para diferentes níveis de formação; e conjunto de características que possa abranger diferentes áreas de formação.porSimulaçõesCasosCompetênciasRecursosDesenvolvimento de casos clínicos para práticas de simulação em contexto pedagógicoconference object