Fernandes, JoelMendes, Tânia da Costa2021-02-012021-02-012021-01-26http://hdl.handle.net/10400.22/16811Dissertação de mestradoO turismo sénior responde a uma necessidade de uma sociedade cada vez mais envelhecida. A evolução demográfica recente de Portugal tem-se caracterizado por um aumento do peso da população idosa e uma diminuição da população jovem e ativa. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender as representações e motivações dos turistas seniores com base nas suas experiências anteriores. Na presente investigação, optou-se pela utilização de metodologia qualitativa. Para tal, desenvolveu-se uma entrevista semiestruturada como forma de aceder, através das narrativas, ao mundo interno de nove turistas seniores, com idades compreendidas entre os 69 e 84 anos e que frequentavam uma universidade sénior, situada na região Norte de Portugal, mais concretamente da cidade do Porto. Os dados analisados a luz da vertente teórica da Grande Theory permitem concluir que as motivações dos turistas seniores são um segmento heterogéneo, no entanto a maioria são motivados intrinsecamente pelo enriquecimento cultural. Os resultados demonstram que os turistas seniores descrevem as suas viagens com pormenor e autenticidade. Concluímos que as motivações dos turistas seniores vão desde a quebra de rotina, a mudança de ambiente, passando ainda por conhecer culturas e costumes diferentes, oportunidade de conhecer novos locais que ate agora ainda não tiveram oportunidade, revelando assim, maior disponibilidade a partir da idade da reforma. A identificação dos motivos que levam os turistas seniores a viajar e um ingrediente chave para compreender o processo de decisão dos turistas na medida que facilita a eficácia das atividades do marketing. É crucial uma mudança efetiva de paradigma na oferta de produtos e serviços desenvolvidos para os turistas seniores, uma vez que estes constituem um publico com maior disponibilidade de tempo e cada vez mais ativo.Senior tourism responds to a need for an increasingly aging society. The recent demographic evolution in Portugal is characterized by an increase in the weight of senior age groups and a reduction in the young and active population. The general objective of this study is to understand the representations and motivations of senior tourists based on their previous experiences. In this research, the use of qualitative methodology was chosen. For that, a semi-structured interview was developed, through the narratives, the internal world of nine senior tourists, aged between 69 and 84 and attending a senior university, located in the North of Portugal, more specifically in the city of Porto. The data analysed based on the Grounded Theory leads to the conclusion that the motivations of senior tourists are a heterogeneous segment, however most are intrinsically motivated by cultural enrichment, the results show that senior tourists represent their trips in detail and authenticity. It was concluded that the motivations of senior tourists range from a break in routine, to a change of environment, to getting to know different cultures and customs, or an opportunity to get to know new places that haven't had the opportunity until now, thus revealing greater availability from retirement age. Identifying the reasons why senior tourists travel is a key ingredient in understanding the tourist's decision-making process as it facilitates effective marketing activities. An effective paradigm shift in the supply of products and services developed for senior tourists is crucial as they are a more time-sensitive and increasingly active public.porRepresentaçõesTurismo séniorMotivaçõesTurismoRepresentationsSenior tourismMotivationsTourismO turista sénior - motivação e representações dos turistas senioresmaster thesis202604390